Lagoa de águas claras ganhou nome de feia por motivo que pouca gente conhece

Cartão-postal de Formosa teve papel na ocupação da região no século XVIII e ainda guarda versões diferentes sobre a origem do nome

Angelina de Paula Angelina de Paula -
Lagoa de águas claras ganhou nome de feia por motivo que pouca gente conhece
(Foto: Reprodução/Wikemedia Commons)

Hoje cercada por restaurantes e procurada como um dos cartões-postais de Formosa, a Lagoa Feia carrega um nome que parece contradizer a paisagem.

A explicação mais difundida pelos órgãos oficiais é que, no passado, a vegetação era tão densa ao redor da água que dificultava o acesso e deixava o ambiente escuro e pouco convidativo.

A história, contudo, tem nuances. Em uma pesquisa da Universidade de Brasília (UNB) registra também uma descrição do explorador e o cientista Luiz Cruls, segundo a qual o nome estaria relacionado às águas turvas pela vegetação que sombreava a superfície.

ARTIGO CONTINUA ABAIXO

O mesmo estudo observa que não há consenso absoluto sobre a origem da denominação.

A lagoa está ligada à própria formação de Formosa.

Em 1736, a Coroa Portuguesa instalou na região o Registro da Lagoa Feia, posto usado para fiscalizar a circulação de pessoas, mercadorias e riquezas pelas rotas que levavam às minas de Goiás.

O núcleo de ocupação que se desenvolveu nas proximidades participaria da origem do antigo Arraial de Couros, posteriormente transformado em Formosa.

A importância também é hidrográfica. A Lagoa Feia recebe águas do córrego Josefa Gomes e de cursos menores e dá origem ao Rio Preto.

Depois de passar pela região do Distrito Federal e de Goiás, o rio alcança o Paracatu, que por sua vez deságua no São Francisco.

Atualmente, a Prefeitura informa que o atrativo funciona todos os dias.

A lagoa, porém, também enfrenta pressões ambientais: ações recentes do Ministério Público de Goiás (MPGO) questionaram ocupações irregulares e supressão de vegetação em áreas protegidas de suas margens.

Siga o Portal 6 no Google News e fique por dentro de tudo!

Angelina de Paula

Angelina de Paula

Estudante de Jornalismo na Universidade Federal de Goiás (UFG) e estagiária do Portal 6. Atua na equipe desde setembro de 2026.