6 formas de saber se você está sendo espionado em um hotel ou Airbnb

Muitos brasileiros não sabem, mas o Airbnb permite sim que os anfitriões instalem objetos de segurança no interior das hospedagens anunciadas na plataforma

Isabella Valverde Isabella Valverde -
6 formas de saber se você está sendo espionado em um hotel ou Airbnb
(Foto: Reprodução)

Por mais que os hoteis ou Airbnb sejam uma verdadeira salvação para quem busca uma hospedagem durante curtos períodos de férias, ou pequenas viagens, a instalação de câmeras escondidas nestes locais que deveriam ser privados vem acendendo uma preocupação nos viajantes.

Muitos brasileiros não sabem, mas o serviço de aluguel permite sim que os anfitriões instalem objetos de segurança no interior das hospedagens anunciadas na plataforma.

O Airbnb veta apenas a utilização das famosas “câmeras escondidas” e outros aparelhos de gravação ocultos em algumas áreas específicas, como nos quartos e banheiros.

Porém, mesmo que esse uso escondido seja estritamente proibido, existem inúmeros relatos de hóspedes que se surpreenderam ao perceberem que estavam sendo espionados e o pior, nem ao menos foram ressarcidos ao informarem o que estava acontecendo para a plataforma.

Pensando nisso, separamos algumas maneiras de descobrir se existem aparelhos escondidos no imóvel para que você não corra o risco de ter a privacidade invadida.

6 formas de saber se você está sendo espionado em um hotel ou Airbnb

1. Analise os objetos de decoração 

Acredite, esconder câmeras e objeto de escuta em objetos de decoração dentro dos imóveis não é um hábito exclusivo apenas dos filmes hollywoodianos.

Diversos anfitriões costumam colocar equipamentos de gravação com um tamanho reduzido em plantas, porta-retratos, abajures e até mesmo em estatuetas decorativas, para que possam ter o controle do que está acontecendo no local.

Por isso, ao se hospedar é sempre importante analisar cada um destes objetos em busca de algum pequeno buraco que possa estar escondendo algo.

2. Faça um teste apagando todas as luzes 

Em pontos que você suspeita de que possa haver alguma câmera espiã, espere o anoitecer, apague as luzes e direcione uma lanterna na área exata da sua desconfiança.

Assim, caso realmente tiver algo escondido, a luz fará a lente refletir, provando assim se você está ou não sendo espionado.

Ademais, o escuro possibilita identificar pequenas luzes que dificilmente são percebidas no claro, como as de câmeras, modens e carregadores.

3. Investigue os aparelhos eletrônicos 

As vezes, objetos de vigia são instalados discretamente em aparelhos eletrônicos espalhados pelo imóvel, como em relógios, despertadores, telefones fixos, detectores de fumaça e de movimento.

Por isso, para não correr riscos é importante tirar uns minutinhos do dia para investigar os aparelhos em busca de algo incomum.

Caso você não saiba muito bem sobre o objeto que está desconfiando, vale ainda realizar uma breve pesquisa da marca e do modelo para garantir que está tudo como deveria.

4. Confira os armários e gavetas da hospedagem 

Por mais que os aparelhos de vigilância fiquem escondidos, eles costumam sempre contar com fios, carregadores e drives de armazenamento que precisam de um espaço para serem armazenados.

Por isso, principalmente nos cômodos mais privativos, faça uma busca detalhada nos armários e nas gavetas que podem estar escondendo algo.

Além disso, caso ainda restem dúvidas, vale ainda uma consulta por baixo das prateleiras, em nichos suspensos, pias, ou outros pontos que possam estar longe da linha dos olhos.

5. Tenha em seu celular aplicativos que podem analisar a Rede Wi-Fi

Alguns aplicativos conhecidos por mostrar “quem está roubando a sua internet”, também podem revelar a existência de câmeras de segurança ocultas conectadas ao Wi-Fi.

Para isso, você pode utilizar os apps Fing, Kaspersky IoT Scanner, iNet, ou então o Network Analyzer.

6. Aplicativos de “detetives”

Seguindo esta mesma vibe dos aplicativos de celular, existem também aqueles que te ajudam a encontrar essas câmeras ocultas no Airbnb.

Por mais que possam não ser assim tão precisos, os apps descritos como “Hidden Camera Detector” podem ser úteis para quem está na dúvida se pode estar sendo espionado.

Dentre eles destacam-se o Detector de Câmera Escondida, disponível para dispositivos Android e iOS, o No Hidden – Spy Camera Finder e o Detector de Câmera Oculta.

Em todos os casos, ao desconfiar de que pode estar sendo vigiado é importante avisar à plataforma em que a hospedagem foi anunciada para que as medidas providências possam ser tomadas.

Siga o Portal 6 no Instagram: @portal6noticias e fique por dentro de todas as novidades!

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos grupos do Portal 6 para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.

PublicidadePublicidade