6 espécies de peixe que são baratos e não fazem mal à saúde
Cada espécie traz benefícios únicos e se adapta bem a receitas variadas
Quando o assunto é alimentação saudável, o peixe é um dos primeiros alimentos que as pessoas incluem na rotina alimentar. Eles são fontes ricas em proteínas, ômega-3 e diversos nutrientes.
Só que um alerta que a ciência tem feito é a respeito dos níveis de mercúrio que esses pescados têm acumulado. Em níveis elevados, algumas espécies podem prejudicar a saúde. Confira alguns peixes com baixos níveis de mercúrio para se consumir tranquilamente.
6 espécies de peixe que são baratas e não fazem mal à saúde
1. Sardinha
Presente em vários supermercados e peixarias, a sardinha é uma opção econômica, rica em ômega-3 e contém baixo nível mercúrio. Seu consumo regular pode contribuir para a saúde cardiovascular e a redução de inflamações no organismo.
- Pessoas que traem costumam nascer nestes dois meses do ano, segundo estudo
- Churrasco sem fumaça e sem sujeira: novo tipo de carvão vira tendência e está conquistando os brasileiros
- Fiat Siena vira 1º carro brasileiro movido a água, mantendo o motor original que não emite poluentes, somente vapor d’água pelo escapamento
2. Tilápia
Gostosa, macia e muito popular. Sempre com um preço mais acessível nos mercados, a tilápia possui baixos níveis de mercúrio. É fonte de proteínas e se adapta bem a diferentes tipos de preparação. Pedida ideal para um ceviche caprichado.
3. Anchovas
Muito presente em receitas de final de ano, assados e molhos, esse é outro peixe muito popular na cozinha dos brasileiros. Assim, as anchovas também se enquadram na categoria de pequenos peixes azuis com baixo teor de mercúrio em sua massa corporal. Assim, cortes desse peixe são ricos em proteínas, cálcio, ferro e magnésio.
4. Lula
A lula não é bem um peixe, mas é popularmente considerada um peixe (é um cefalópode) que costuma ser isenta de mercúrio. A lula tem poucas calorias e muitos nutrientes, pois fornece 70 calorias por 100 gramas de seu consumo. Assim, ela também é fonte de fibra dietética, proteínas, cobre e selênio, um aliado poderoso para a saúde da tireoide.
5. Verdinho
É um peixe de tamanho mediano de pouco mais de um quilo que é muito consumido pelos brasileiros. Ele tem um corpo estreito e alongado, vive em zona climática temperada dos oceanos pacífico e atlântico e tem uma carne bem saborosa. Assim, possui poucas calorias e baixo nível de mercúrio na massa muscular. Ele também surpreende pela alta quantidade de ferro.
6. Merluza
Por fim, o peixe merluza é uma das opções mais econômicas e com baixa contaminação de mercúrio. Rica em proteínas, ácidos graxos, ômega-3, selênio e fósforo, é excelente carne para pratos leves e saudáveis.
Assim, siga o Portal 6 no Instagram: @portal6noticias e fique por dentro de várias notícias e curiosidades, tudo em tempo real para você!





