Aparecida de Goiânia recebe festival gratuito de cinema com filmes internacionais; saiba onde e quando

Projeto trará maior destaque para obras e produções locais

Davi Galvão Davi Galvão -
Aparecida de Goiânia recebe festival gratuito de cinema com filmes internacionais; saiba onde e quando
Filmes nacionais e internacionais serão exibidos em festival. (Foto: Divulgação)

Para os amantes de cinema, Aparecida de Goiânia será um prato cheio já na próxima semana com o Festival Curta Aparecida chegando na cidade, a partir da próxima quarta (14) até sexta-feira (16).

A mostra será gratuita e, segundo a organização, promoverá “uma imersão em narrativas locais, nacionais e internacionais que ressoam com o cotidiano e as lutas das comunidades”.

O evento acontecerá no Jardim Buriti Sereno, escolhido justamente por simbolizar a urgência de políticas públicas voltadas à cultura, educação e urbanização.

O projeto foi promovido pelo Ponto de Cultura Justina com recursos da Lei Paulo Gustavo e apoio do Ministério da Cultura e da Secretaria Municipal de Cultura de Aparecida.

Obras e pautas locais terão maior destaque. (Foto: Divulgação)

Obras e pautas locais terão maior destaque. (Foto: Divulgação)

O Curta Aparecida será dividido em três mostras principais: Mostra Aparecida, que valoriza obras locais produzidas com recursos da Lei Paulo Gustavo; Mostra Documentário, com produções como “Confluências” (PI), “Luis” (MA) e “Terrão – Paixão pela Várzea” (GO); e Mostra Animações, voltada à diversidade de formatos e estilos narrativos.

Mesmo se tratando da primeira edição do evento, houve mais de 400 inscrições de obras audiovisuais, de todas as regiões do país.

Além da exibição de filmes, o festival de cinema inclui oficinas voltadas à formação de cineclubes e capacitação de professores de escolas públicas com a proposta “Stop Motion em sala de aula: narrativas em movimento”.

Segundo a organização, objetivo é capacitar os professores a utilizarem o celular como uma ferramenta de criação e educação, incentivando a produção de histórias animadas feitas pelos próprios alunos.

Confira o cronograma dos dias do evento de cinema:

14 de maio – Mostra Documentário e Ficção

– Confluências (PI) – Direção: Dacia Ibiapina e Antônio Bispo dos Santos – Um mergulho sensível nos festejos e saberes do quilombo Saco-Curtume, no Piauí, com a poética filosófica de Nêgo Bispo.

– Como chorar sem derreter (RJ) – Direção: Giulia Butler- Uma fábula delicada sobre emoções reprimidas e afeto, em que uma menina cria uma máquina para resgatar a capacidade de chorar de sua companheira de casa.

– Deixa (RJ) – Direção: Mariana Jaspe
Com Zezé Motta no papel principal, o filme acompanha Carmen em seu último dia de liberdade antes da volta do marido da prisão.

15 de maio – Mostra Aparecida e Regional

– Luis (MA) – Direção: Hsu Chien – Um retrato emocionante da vida de Exu Pereira, um brasileiro comum que transforma adversidades em esperança com fé e humor.
– Terrão – Paixão pela Várzea (GO) – Direção: Pedro Fernandes
O futebol amador ganha protagonismo neste documentário que celebra a várzea como espaço de resistência e identidade em Aparecida de Goiânia.

16 de maio –  Mostra Experimental e Animação

– Memórias da Desindustrialização (SP/Chile) – Uma reflexão visual e filosófica sobre os impactos da desindustrialização e os caminhos do capitalismo contemporâneo.
– A arte de morrer ou Marta Díptero Braquícero (PB) – Direção: Rodolpho de Barros
M – Um encontro improvável entre duas moscas em um restaurante abandonado revela sentimentos de abandono, solidão e humanidade.
– Balada para Raposo Tenório (GO) – Direção: Samuel Peregrino
No interior da Capitania de Goyaz em 1850, a chegada de um forasteiro perturba a paz de um arraial e desencadeia temores ancestrais.

Siga o Portal 6 no Instagram: @portal6noticias e fique por dentro das últimas notícias de Aparecida de Goiânia!

Davi Galvão

Davi Galvão

Jornalista formado pela Universidade Federal de Goiás. Atua como repórter no Portal 6, com base em Anápolis, mas atento aos principais acontecimentos do cotidiano em todo o estado de Goiás. Produz reportagens que informam, orientam e traduzem os fatos que impactam diretamente a vida da população.

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos grupos do Portal 6 para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.

Publicidade