Vídeo mostra problema em cancela contra alagamentos instalada há dois dias na Marginal Botafogo, em Goiânia

Imagens mostram que a peça é acoplada à cancela apenas por meio de ganchos parafusados, sem sistema de travamento.

Ícaro Gonçalves Ícaro Gonçalves -
peça da cancela de prevenção de alagamentos
Imagens mostram a peça caída após se desacoplar da cancela (Imagens: Reprodução/ Instagram)

Um vídeo publicado no Instagram mostra um peça de uma das cancelas preventivas de alagamentos instaladas no viaduto da Marginal Botafogo, em Goiânia, caída ao chão.

O defeito ocorre apenas dois dias após a instalação dos equipamentos por parte da Prefeitura de Goiânia.

Na publicação, repercutida pela página Vai Goiás (@vaigoias) um homem aparece segurando a peça e relatando: “Esse material instalado lá em cima, já caiu. Imagina se caí em cima de um veículo que circula por aqui? Certamente quebra um para-brisa e pode ocasionar um acidente”, diz ele ao lado da via.

As imagens mostram que a peça, espécie de barra metálica de aproximadamente 40 centímetros, é acoplada à cancela apenas por meio de ganchos parafusados, sem sistema de travamento.

“É preciso trocar esses pinos aqui. Esses pinos são frágeis, com o vento, corre risco de cair”, completou o denunciante.

Conforme noticiado pelo Portal 6, a instalação dos equipamento ocorreu no último domingo (08), e fez parte de uma operação com foco na prevenção de acidentes em períodos de chuva intensa.

Instalados no Complexo Jamel Cecílio, área frequentemente afetada por alagamentos, os dois totens são equipados com câmeras, sensores e tecnologia de inteligência artificial, capazes de acompanhar o fluxo de veículos e identificar situações de risco.

Quando um alagamento é identificado, as cancelas são acionadas e fazem o bloqueio da via.

A respeito do defeito apresentado pelo equipamento, a reportagem entrou em contato com a Secretaria de Comunicação da Prefeitura de Goiânia questionando sobre o ocorrido.

Em nota, a Secretaria Municipal de Engenharia de Trânsito (SET) informou que as peças em questão são móveis, justamente para se moverem/balançar e, com isso, chamar atenção dos motoristas.

Também informou que uma equipe responsável já foi direcionada ao local para reparo da alça.

Confira a nota completa:

A Secretaria Municipal de Engenharia de Trânsito (SET) esclarece que as peças dos totens são compostas por alças, que têm a função de delimitar a altura máxima permitida dos veículos que podem acessar a Marginal Botafogo, com o objetivo de balançar para chamar a atenção do motorista. Vale lembrar que tal peça não impacta no funcionamento dos totens e cancela. A secretaria informa ainda que a equipe responsável pela manutenção já foi acionada, para fazer o reparo dessas alças.

 

Siga o Portal 6 no Instagram: @portal6noticias e fique por dentro das últimas notícias de Goiânia!

Ícaro Gonçalves

Ícaro Gonçalves

Jornalista formado pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC Goiás) e mestre em Comunicação pela Universidade Federal de Goiás (UFG).

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos grupos do Portal 6 para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.

+ Notícias

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Para mais informações, incluindo como configurar as permissões dos cookies, consulte a nossa nova Política de Privacidade.