Kassio Nunes defende urna e diz que desacreditar sistema de votação é desconvidar eleitor
Presidente do TSE afirma que questionamentos sem fundamento sobre as urnas podem afastar eleitores do processo eleitoral

JOSÉ MARQUES
BRASÍLIA, DF (FOLHAPRESS) – O presidente do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), Kassio Nunes Marques, voltou a defender as urnas eletrônicas neste domingo (9) e disse que “desacreditar o sistema de votação brasileiro é desconvidar o eleitor a comparecer”.
A fala do ministro vem na esteira de recentes manifestações do candidato à Presidência Flávio Bolsonaro (PL), que espalhou informações falsas a respeito das urnas eletrônicas em um evento com diplomatas em Brasília.
Depois, ele afirmou que aceitará o resultado delas e disse acreditar que o TSE será diferente de 2022.
Kassio fez a fala na Corrida Pela Democracia, evento promovido pelo tribunal eleitoral no Autódromo Internacional Nelson Piquet, em Brasília.
Os participantes podiam disputar três provas: uma caminhada participativa de 2,5 km, uma corrida de 5 km ou uma corrida de 10 km.
Kassio fez o discurso de abertura e depois participou da entrega de troféus no evento, mas não correu.
A corrida encerra uma série de ações promovidas pelo TSE e pelos TREs (Tribunais Regionais Eleitorais) em defesa das urnas e do sistema de votação eletrônico.
O ministro afirmou que o TSE e nove TREs fizeram aberturas das urnas eletrônicas, para mostrar como elas funcionam, e que essa semana “foi um marco para demostrar transparência e segurança do nosso sistema de votação”.
“Espero que a desinformação tenha saído menor, desapequenada nesta semana”, disse Kassio.
No início de agosto, ele já havia dito a transparência do sistema eleitoral é um dos pilares da confiança da sociedade na condução das eleições.






