Perto de Brasília, uma cachoeira de 168 metros forma um gigantesco véu de água e arco-íris em um dos cenários mais impressionantes do Cerrado

Salto do Itiquira, em Formosa, combina caminhada curta até a queda e trilha para mirantes na parte alta

Perto de Brasília, uma cachoeira de 168 metros forma um gigantesco véu de água e arco-íris em um dos cenários mais impressionantes do Cerrado
Salto do Itiquira tem 168 metros de queda livre e fica em Formosa, no Entorno do Distrito Federal. (Foto: Reprodução/Aldimar Nunes Vieira/Wikimedia Commons)

Um paredão de 168 metros dá dimensão ao Salto do Itiquira, em Formosa, no Entorno do Distrito Federal.

A cerca de 115 quilômetros de Brasília e a 316 km do centro de Goiânia, a cachoeira fica dentro de um parque municipal e oferece uma opção de passeio em meio à natureza.

A água despenca em um grande véu e espalha gotículas pelo entorno.

ARTIGO CONTINUA ABAIXO

Com iluminação favorável, o visitante também pode observar arco-íris próximos à queda, um dos fenômenos destacados pela Prefeitura de Formosa.

Salto do Itiquira - A queda que você precisa conhecer

Queda de 168 metros é o principal atrativo do Parque Municipal do Itiquira. (Foto: Reprodução/Leve Na Viagem)

Caminhada curta leva à parte baixa

Para contemplar a cachoeira por baixo, o percurso principal tem aproximadamente 450 metros em caminho calçado.

Essa estrutura permite chegar ao ponto de observação sem enfrentar a subida até o topo.

Já quem procura uma caminhada mais longa encontra outra experiência na parte alta.

O roteiro passa pelos mirantes da Serra e do Salto e segue até os poços conhecidos como Garganta do Itiquira.

Vista aérea revela o desnível do terreno e a vegetação que cerca a cachoeira.

Salto do Itiquira: a maior cachoeira do Centro-Oeste fica em Goiás a 280 km de Goiânia

(Foto: Reprodução/Curta Mais)

O que conferir antes da visita

Segundo a prefeitura, a trilha superior soma cerca de 2,44 quilômetros, considerando ida e volta, com duração média de três horas. O trajeto tem desníveis e trechos acidentados e escorregadios, portanto exige mais preparo que o acesso inferior.

A administração informa limite de 50 pessoas por dia nessa trilha e última subida ao meio-dia. Antes da viagem, confirme a disponibilidade, as condições do percurso e os horários diretamente com o parque.

Veja o caminho até o Salto do Itiquira e a dimensão da queda em um passeio registrado pelo canal Roteiro Pronto:

Siga o Portal 6 no Google News e fique por dentro de tudo!

Angelina de Paula

Angelina de Paula

Estudante de Jornalismo na Universidade Federal de Goiás (UFG) e estagiária do Portal 6. Atua na equipe desde setembro de 2026.