Para que serve o umbigo?

Da Redação Da Redação -

Assim como os pés e as mãos, o umbigo é uma das primeiras partes do corpo que a criança descobre, e normalmente causa uma curiosidade danada. Além de fazer aquele barulhinho gostoso quando a gente faz cócegas com a boca na barriga do bebê, essa covinha foi o jeito que a natureza encontrou para fazer com que o alimento da mamãe grávida chegue até o bebê que está na sua barriga. É através dele que chegam todos os nutrientes necessários para o desenvolvimento do feto até se tornar um neném saudável pronto para nascer.

Quando está na barriga na mãe, o bebê é alimentado através do sangue e por isso a mulher deve ter uma alimentação bastante saudável e balanceada, porque tudo o que ela ingerir vai para o neném também, levado pela corrente sanguínea. O sangue, por sua vez, é levado através do saco que envolve o bebê e que chamamos de placenta – e que se comunica com o bebê através de uma extensão que se enrosca, o cordão umbilical. Sem ele, nenhum mamífero consegue se desenvolver na gestação, nem as pessoas nem os bichinhos, como gatos e cachorros, por exemplo. Além dos nutrientes, o cordão umbilical também é o responsável pela troca gasosa, levando oxigênio para o feto, que “respira” através dele. É só na hora do nascimento, quando o médico dá aquela famosa palmada no bumbum, que os pulmões do bebê começam a funcionar e ele passa a respirar por conta própria. O cordão umbilical não é mais necessário.

E agora, o que acontece com ele? Bem, quando o bebê nasce o corpo da mamãe expulsa tanto a placenta quanto o cordão umbilical, que só serviam para alimentar o feto e agora não têm mais nenhuma função. Mas como o cordão continua preso ao bebê, o médico, com muito cuidado, o corta a partir de alguns centímetros da barriga, deixando um pedacinho. Mais ou menos uma semana depois essa pontinha que ficou seca e cai, naturalmente. E adivinha? Quando ele cai fica uma covinha, marcando para sempre o elo que nós tínhamos com o corpo da mamãe, quando ainda estávamos lá dentro. Essa covinha é o umbigo, que adora cumular sujeirinhas e por isso deve sempre ser muito bem limpinho no banho.

Mas para que serve o umbigo? Na verdade ele não serve para absolutamente nada, a não ser despertar a curiosidade dos pequenos e deixar as criancinhas ainda mais fofas e bonitinhas.

EBC

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos grupos do Portal 6 para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.