Aumenta busca de pequenas e médias empresas por crédito no início de 2015

Da Redação Da Redação -

As empresas aumentaram em 5,8% a procura por crédito, em fevereiro, em relação a janeiro, e 4,8% sobre o mesmo mês do ano passado. Nos dois primeiros meses do ano, essa busca cresceu 5,6%. Os dados são da pesquisa Indicador Serasa Experian de Demanda das Empresas.

As micro e pequenas empresas lideraram a busca por crédito, com alta acima da média de 6,2% na comparação com janeiro, e 6,7% no bimestre sobre o mesmo período de 2014. Nas empresas de médio porte, houve queda na procura por crédito de 0,1% se comparado a janeiro e retração ainda maior, de 10,9%, no bimestre. No segmento de grandes empresas, a variação também foi de queda, com taxa de 1,3% em fevereiro sobre janeiro, e 2,3% no acumulado dos dois primeiros meses do ano.

Os economistas da Serasa Experian justificaram que a maior dificuldade no acesso ao crédito pode levar as micro e pequenas empresas a procurar novas opções para manter as suas atividades. “As micro e pequenas empresas estariam buscando outras fontes alternativas de financiamento, como o crédito mercantil, por exemplo”, dizem os profissionais da Serasa.

O setor de serviços é o que mais tem tomado crédito. Nessa área, houve aumento de 6,6% entre fevereiro e janeiro. Outros setores que registraram crescimento na busca de crédito foram o comércio (5,5%) e a indústria (3,6%).

No acumulado dos dois primeiros meses do ano, o comércio liderou a procura com avanço de 9,8%. Os serviços aumentaram a tomada de crédito em 7,3%. Nesse mesmo período, o segmento industrial diminuiu o interesse em 14,1%.

Por região, o maior crescimento sobre janeiro foi registrado no Centro-Oeste (7,3%), seguido do Sudeste (6,5%); Sul (6,2%); Norte (4,7%) e Nordeste (2,9%). No bimestre, a demanda foi liderada pelo Norte (9,5%), seguido pelo Centro-Oeste (8,3%); Sul (7%); Nordeste (4,2%) e Sudeste (2,9%).

O cálculo dessas variações foi feito com base no acompanhamento por amostras representadas por 1,2 milhão de empresas com Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ).

Agência Brasil

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos grupos do Portal 6 para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.

PublicidadePublicidade