Banco de Alimentos de Anápolis será inaugurado nesta sexta-feira (17)

Da Redação Da Redação -

Para ampliar os trabalhos sociais que são feitos na cidade, a Prefeitura de Anápolis, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Agricultura, irá inaugurar na sexta-feira (17), às 8h30, o Banco de Alimentos, localizado no Mercado do Produtor, na Avenida José Sarney, nº 150.

O espaço irá substituir a antiga Central de Doações utilizado por vários comerciantes e produtores rurais. Todo o material que será manuseado no Banco de Alimentos irá atender mais de 50 entidades filantrópicas cadastradas pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e as famílias que precisam desse apoio. Em média são 270 toneladas por ano.

O Banco de Alimentos é resultado de uma parceria com o Ministério do Desenvolvimento Social e conta com equipamentos adequados que permitem desempenhar de forma mais eficiente e higiênica as doações, melhorando a qualidade. A unidade está equipada com câmara fria.

Na cozinha experimental e sala de aulas, os beneficiários e a população em geral terão acesso a novos conhecimentos práticos sobre segurança alimentar, boas práticas de manipulação de alimentos, alimentação alternativa e melhor aproveitamento dos alimentos. Toda a infraestrutura poderá aumentar o volume de alimentos oferecidos e, assim, o número de colaboradores.

Estrutura

Didaticamente, Banco de Alimentos pode ser definido como um espaço físico onde são recebidos alimentos próprios para o consumo, mas que seriam desperdiçados em feiras, hortas, supermercados, Centrais de Abastecimento de Alimentos – as CEASAs, entre outros. No banco de alimentos, os gêneros alimentícios são recebidos, selecionados, processados ou não, embalados e distribuídos gratuitamente a entidades da assistência social, restaurantes populares e cozinhas comunitárias.

O principal objetivo do banco de alimentos é o combate ao desperdício de alimentos.

Estima-se que significativa parcela de brasileiros não tem renda suficiente para se alimentar adequadamente e segundo estudos da Embrapa, as perdas da produção agrícola, em função de danos que os produtos sofrem ao longo da cadeia produtiva – desde a produção até a mesa – atingem uma média de 30% de tudo o que se produz no País. Para minimizar esta situação de desperdício e contribuir para o combate a fome, os Bancos de Alimentos atuam como importante instrumento contra o desperdício e combate à fome, que ultrapassa o caráter meramente assistencial, à medida que vem acompanhado de ações estruturantes de promoção de segurança alimentar e nutricional.

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos grupos do Portal 6 para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.