Por que o sangue é vermelho?

Da Redação Da Redação -

Já parou para pensar sobre o por quê de o nosso sangue ser vermelho? A Gabriela, que mora em Cardeal Mota, a Lara, de Morada Nova e a Luísa que estuda no Centro Pedagógico da UFMG em Belo Horizonte, todas de 10 anos, certamente já. Foram elas quem deixaram esta pergunta para a gente, e quem ajuda a responder é a Débora D’ávila, professora no Instituto de Ciências Biológicas e coordenadora do Universidade das Crianças. Veja só o que ela disse:

“Realmente, eu também me perguntava de onde vem essa cor tão forte do sangue. A cor vermelha do sangue vem das células chamadas de hemácias ou glóbulos vermelhos.

[quote]E eles são vermelhos porque dentro deles existe uma proteína chamada hemoglobina, que tem átomos de ferro na sua estrutura. É essa proteína, a hemoglobina, ligada a átomos de ferro, que dá a cor vermelha ao sangue.[/quote]

Com certeza, alguns de vocês já devem ter escutado falar nessa tal de hemoglobina. É ela que recebe o oxigênio que vem com o ar que respiramos e o leva a todas as células do nosso corpo. E essa ligação do oxigênio com a hemoglobina se dá através dos átomos de ferro.

Está vendo? Mamãe estava certa mais uma vez. Temos que comer alimentos ricos em ferro, como carne, feijão e espinafre. E agora você já sabe o porquê! Se falta ferro no nosso organismo, falta hemoglobina e oxigênio para as células. E isso se chama anemia. A criança anêmica fica fraquinha, desanimada, não quer ir a escola e nem mesmo brincar.

Nossa, viu só? Por trás do vermelho do nosso sangue, tem muita coisa legal pra se descobrir, mas eu fico por aqui.”

EBC

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos grupos do Portal 6 para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.

PublicidadePublicidade