Marrula e Jakson Charles votam contra cotas para negros


A Comissão de Direitos Humanos da Câmara Municipal de Anápolis debateu na tarde de ontem (16) o projeto do vereador Amilton Fillho (SDD) que propõe reserva de 20% das vagas de concurso público do município para negros.
A matéria teve parecer favorável do vereador- relator Eli Rosa (PMDB) e foi acompanhada todos os vereadores que compõem a comissão, exceto Marrula (DEM) e Jakson Charles (PSB).

Comissão aprovou projeto de Lei que reserva 20% das vagas em concurso público municipal para negros. (Foto: Reprodução: Câmara)
Tendência 1
A reserva de vagas para negros é polêmica, mas já se tornou tendência no Brasil. Vários estados e o Governo Federal já aprovaram leis que destinam pelo menos 10% das vagas em concursos públicos e vestibulares para esse segmento da população. A medida, no geral, é justificada como sendo uma correção e compensação histórica com o povo negro e visa a sua inserção nos espaços tradicionalmente ocupados por brancos.
Tendência 2
Se o projeto passar no plenário na Câmara, a tendência é de que o prefeito João Gomes (PT) sancione o texto, que passaria imediatamente a ser Lei.