Ridoval Chiareloto e Frei Valdair podem se candidatar à Prefeitura em 2016

Danilo Boaventura Danilo Boaventura -

O ano de 2016 será de eleições municipais e o tabuleiro dos partidos e candidatos em Anápolis já começa a ser montado com possíveis nomes extras aos que vinham circulando nos últimos meses. Ridoval Chiarelotto, ex-secretário estadual de Indústria e Comércio e o vereador Frei Valdair (PTB) querem novamente concorrer à Prefeitura – e em legendas novas.

Especula-se que o ex-religioso é o “segredo” que o PSB mantém a sete chaves para 2016. Já Ridoval, estaria com um pé no PPS, uma vez que percebeu que não existe mais espaço para ele no PSDB anapolino.

Volta da baixaria

A possível entrada de Frei Valdair e Ridoval Chiarelotto na disputa em 2016 acende o alerta para todos os outros candidatos, uma vez que os dois protagonizaram nas eleições de 2008 um verdadeiro show de baixaria, com acusações pesadas de ambas as partes. O receio é de que a cultura dos famosos panfletos apócrifos voltem com força como método de desconstrução da imagem de adversários.

Em 2008, o então vereador Antônio Gomide (PT), que começou as eleições com tímidos 3% das intenções de votos, se beneficiou da polarização na campanha entre Ridoval Chiareloto, então candidato líder disparado nas pesquisas, e Frei Valdair, que tentava levar a eleição para o 2º turno.

No abrir das urnas, Ridoval Chiareloto surpreendemente ficou fora da segundo volta por uma margem de apenas 500 votos de diferença para Onaide Santillo, que foi derrotada por Gomide no 2º turno com quase o triplo dos votos válidos. Frei Valdair amargou um quarto lugar no processo.

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos grupos do Portal 6 para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.