Governo de Goiás antecipa cobrança do IPVA

Da Redação Da Redação -

O Governo de Goiás divulgou nesta quinta-feira (29) o cronograma de pagamento do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) para 2016, com alterações em relação a este ano de 2015. Se antes o pagamento do tributo poderia ser pago até novembro, agora o mês de maio é o mês limite, conforme escalonamento feito pela Secretaria da Fazenda (Sefaz).

O cronograma com as mudanças divulgado pela Sefaz impõe o seguinte calendário no IPVA/2016: para os veículos com placa finais 1 e 2, o prazo para quitação do imposto será até março. Veículos com placas finais 3, 4, 5 e 6 o vencimento será em abril. Já para as placas finais 7, 8, 9 e final 0, o limite de pagamento será maio. A nova tabela pode ser acessada no site da Sefaz.

De acordo com a Sefaz, o desconto de 50% do IPVA para proprietários de veículos com motor 1.0 ou motos de até 125 cilindradas, que cumpram os requisitos legais, permanecerá. O benefício ainda será acumulativo com o abatimento de 5%, concedido a todos os contribuintes que estão inscritos no programa Nota Fiscal Goiana.

Crise Financeira

A antecipação da data de pagamento do IPVA  faz parte, segundo justifica o Governo Estadual, do conjunto de esforços para contenção dos efeitos da crise econômica que atinge todos os entes federados. Segundo a Sefaz, a maioria dos estados no país já divulgou a antecipação do calendário e Goiás, que espera arrecadar R$ 1,1 bilhão em IPVA no próximo ano, foi um dos últimos a tomar essa medida.

Descontos

Mesmo tentando aumentar a receita, o Governo garante que manterá o benefício sobre o IPVA para o considerado ‘bom motorista’. Conforme o comunicado do Governo, estão aptos ao desconto de 50% sobre o IPVA os proprietários que não estejam inadimplentes, não tenham recebido multas de trânsito ou se envolvido em acidentes nos últimos 12 meses.

O contribuinte que está cadastrado no site do programa Nota Fiscal Goiana tem direito, automaticamente, ao desconto de 5% no IPVA para o próximo ano.

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos grupos do Portal 6 para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.