Piso dos professores e novo organograma da Prefeitura de Anápolis são aprovados na Câmara
Projetos de lei foram enviados em caráter de urgência pelo prefeito Roberto Naves (PTB)

A Câmara Municipal de Anápolis aprovou, em sessão extraordinária, na última quinta-feira (02), cinco projetos de lei do prefeito Roberto Naves (PTB), enviados à Casa em caráter de urgência. Os trabalhos foram abertos em plenário às 9h30, sob o comando do presidente Amilton Filho (SD) e encerrados às 14h30.
A primeira matéria aprovada autoriza o Poder Executivo a contratar financiamento do PMAT, que é o Programa de Modernização da Administração Tributária e da gestão dos setores sociais básicos, do BNDES, junto a uma instituição financeira oficial, no valor de R$ 20 milhões.
Também foi aprovado projeto de lei que revoga parágrafo da lei 3881, de 21 de dezembro de 2016, que definia a obrigatoriedade de a Prefeitura de Anápolis adquirir 6 mil ingressos a cada jogo realizado no Estádio Jonas Duarte por equipes profissionais da cidade, na campanha Torcida Premiada. Permanece o valor de gasto de até no máximo R$ 90 mil por partida.
Outra matéria aprovada trata do reajuste do salário dos professores da rede municipal de ensino, equiparando ao aumento dado ao piso nacional da categoria. O projeto de lei nº 003/2016, votado pelos vereadores, se adéqua à lei federal nº 11.738, de julho de 2008, em seu artigo 5º, que regulamenta o piso salarial profissional dos professores, atualizado anualmente no mês de janeiro.
O valor definido para o reajuste foi de 7,64%, concedido a partir de abril deste ano, com efeitos financeiros retroativos à competência de janeiro de 2017, e jornada de 40 horas. Ficou acordado entre o Sindicato dos Professores da Rede Municipal de Ensino de Anápolis (Sinpma) e o Executivo que a diferença dos meses de janeiro, fevereiro e março serão pagos em momento oportuno, conforme disponibilidade financeira, dentro do ano de 2017.
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Os vereadores também aprovaram uma nova estrutura organizacional da administração municipal. Foram extintas algumas secretarias, outras foram agregadas e pastas foram transformadas em diretorias ou assessorias. Também foi autorizado o prefeito a criar programas, ações, projetos e unidades na administração direta, e foi definido o vencimento salarial dos cargos de direção e assessoramento.
Algumas emendas feitas em comissão mista – CCJR e Finanças trabalharam juntas na sessão extra – também foram aprovadas em plenário. A primeira delas obriga a elaboração dos regimentos internos das novas secretarias municipais em no máximo 90 dias. Outras emendas corrigiram alguns erros de digitação no projeto de lei.
Por fim, a Câmara Municipal aprovou alteração de dispositivos da lei 2.073, de 21 de dezembro de 1992, que dispõe sobre o Regime Jurídico Único dos servidores do município de Anápolis das Autarquias e das Fundações Municipais. Duas emendas relativas à conversão em pecúnia de 1/3 do período de férias ou de licença prêmio do servidor foram colocadas no projeto e aprovadas pelos vereadores, a pedido do Sindicato dos Servidores e Funcionários Públicos Municipais de Anápolis (SindiAnápolis).
Com as emendas, ficou definido que o benefício da conversão em pecúnia de 1/3 das férias ou licença prêmio será concedido somente após apuração dos critérios e índices objetivos para demonstração do equilíbrio financeiro da Prefeitura de Anápolis, divulgado nos meses de junho e dezembro. Diz ainda que essa apuração deve ser utilizada indistintamente para todos os requerimentos.