Anápolis bate recorde de baixa umidade do ar e entra em estado de alerta meteorológico

Nenhuma outra cidade de Goiás, nem mesmo as mais quentes, conseguiram atingir uma marca tão preocupante

Danilo Boaventura Danilo Boaventura -
(Foto: Reprodução)

Eram 15h de terça-feira (09) quando o Instituto de Meteorologia Clima Tempo registrava em Anápolis apenas 18% de umidade relativa do ar. Nenhuma outra cidade de Goiás, nem mesmo as mais quentes, conseguiram atingir uma marca tão preocupante. Catalão e Goiânia, vieram em seguida, atingindo 20% e 21% de sequidão respectivamente.

Os reflexos do fenômeno as pessoas podem sentir no próprio corpo. Boca seca, nariz ardendo, sensação de cansaço em atividades físicas corriqueiras. Mais vulneráveis ainda ficam as crianças e os idosos, que tem o sistema imunológico mais frágil.

Para não causar problemas de saúde, segundo o Ministério da Saúde, o ideal é que em época “de inverno” antecipado  (como costumeiramente ocorre em Anápolis) o índice de umidade fique entre 50% e 60%. Abaixo disso, a situação requer cuidados, principalmente daqueles que têm ou tiveram sintomas de doenças do aparelho respiratório.

E os próximos dias devem ser iguais ou pior. Até domingo (14), conforme a previsão do tempo do Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC), a possibilidade de chuva em Anápolis continuará estacionada em 5%. Somado a isso, uma massa de ar seco que cobre a maior parte do Centro-Oeste deixará a umidade do ar abaixo dos 30% durantes as tardes.

Cuidados

Segundo a pneumologista Valéria Martins, os cuidados diários passam sobretudo por uma boa hidratação e alimentação saudável.

“Antes de qualquer coisa, é sempre importante a pessoa assumir uma alimentação saudável e se hidratar bastante. Além disso, quando estiver em casa, deixar o ambiente livre para a circulação de ar, bem limpo e sem a presença de objetos que acumulem poeira, como cortinas, carpetes e bichos de pelúcia”, aconselha.

Evitar ter contato com a poluição também é recomendável, uma vez que a baixa umidade deixa as vias aéreas da narina mais sensíveis.

“Fica mais difícil para a via respiratória se defender do ar com a qualidade ruim. Além disso, os cílios das narinas, que são responsáveis por filtrar o ar, passam a ter mais dificuldade para trabalhar”, explica.

Um bom auxiliar deste período é o umidificador de ar, que ajudam a melhorar a qualidade do ar em ambientes fechados. Na hora de dormir, porém, não é recomendável deixar o aparelho ligado.

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos grupos do Portal 6 para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.

PublicidadePublicidade
PublicidadePublicidade