Roberto lança programa para reduzir tempo de abrir empresa e agilizar atendimento na saúde
Marcar consulta, verificar estoque de remédios, vacinas, escala de médicos e se inscrever em cursos serpa feito pela internet, no Portal do Cidadão
Conseguir uma licença, abrir uma empresa, iniciar uma obra ou encontrar uma vacina sempre foi difícil em Anápolis. A burocracia, o trâmite lento e confuso dos processos mantinham a cidade no atraso, gerando repercussões diretas na economia e na qualidade de vida local.
Agora, uma nova ferramenta lançada pela Prefeitura nesta terça-feira (25) pretende não somente acabar com dificuldades, mas também dar novo impulso ao funcionamento da máquina pública municipal.
Batizado de Programa Inovação, a iniciativa tem como carro-chefe a criação do Portal do Cidadão, plataforma que congregará vários serviços municipais para serem realizados de maneira autônoma pelas pessoas através da internet. O endereço do site deve ser divulgado em breve, segundo a administração municipal.
“Com a desburocratização, esperamos investimentos de imediato, o que vai repercutir na geração de empregos”, estima o presidente da Associação Comercial e Industrial de Anápolis (ACIA).
“Dentro desse Portal do Cidadão as pessoas já poderão estar emitindo certidões do uso do solo em menos de quatro horas, emitindo alvarás de construção e vários outros documentos. Dessa forma, burocratizando, que estaremos incentivando as empresas a investir em nossa cidade e são os investimentos das empresas que vão gerar mais empregos e [consequentemente] aumentando a arrecadação municipal”, destacou o prefeito Roberto Naves (PTB) em entrevista coletiva antes do evento.
Além da tramitação eletrônica de processos devem estar prontos nos próximos meses, dentro do Portal do Cidadão, como garantiram os técnicos da gestão municipal, a oferta de mais de 20 serviços da Prefeitura dentro da plataforma.
Veja a relação
– Calendário de Vacinas- informa em tempo real, quais as campanhas em andamento e em quais postos as vacinas estão disponíveis;
– Escala Geral dos Servidores – permite ao cidadão identificar quais os profissionais presentes em cada unidade de saúde;
– Agendamento de consultas online – gera mais agilidade e comodidade no atendimento ao paciente, evitando filas;
– Serviço de orientação ao paciente – informa online os serviços prestados por cada unidade de saúde;
– Controle de estoque – agilizar a compra e facilitar a distribuição e oferecer melhor qualidade de serviço nos medicamentos a serem encontrados em cada unidade;
– CadSocial – fazer mapeamento das regiões e famílias mais vulneráveis – possibilitará uma oferta de serviço social mais efetivo e direcionado;
– Agenda Cultural – informação online de todos os eventos culturais de Anápolis e distritos;
– Inscrições online para os centros culturais;
– Acompanhamento online dos processos de aposentadoria – onde é possível dar entrada e monitorar o andamento dos processos;
– Emissão online de tempo de contribuição;
– CMIS Municipal – consulta ao cadastro, extrato das contribuições e agendamentos;
– Implantação de processo eletrônico de modo que todos os atos processuais do Procon (reclamações, notificações, defesa, decisão) sejam praticados por meio virtual • Emissão do cartão do idoso e PNE;
– Licenças para vans escolares, táxi, moto-táxi;
– Recursos de multas à defesa Prévia e à Jari;
– Acesso ao programa de gestão inteligente de frota (GPS + aplicativo);
– Emissão online dos documentos: Certidão de Uso do Solo, Termo de Aprovação de Projeto Arquitetônico, Alvará de Construção, Alvará de Reforma, Alvará de Ampliação, Alvará de Demolição, Carta de Ocupação, Carta de Habite-se, Certidão de Tempo de Construção, Licença Ambiental (Prévia/Instalação/Funcionamento), Estudo de Impacto de Vizinhança (EIV), Aprovação de Parcelamento do Solo Urbano (Loteamento/Condomínio/Desmembramento/Desdobro);
– Disponibilização na web dos mapas e imagens do Plano Diretor Urbano;
– Disponibilização na web das rotas das equipes da limpeza urbana (coleta de lixo domiciliar/coleta seletiva/roçagem mecanizada/roçagem manual/varrição/poda e retirada de árvores);
– Disponibilização na web dos locais dos Ecopontos e suas regras para descarte;
– Emissão diária do Boletim com as frentes das equipes de limpeza;
– Disponibilização na web de solicitação de mudas para plantio;
– Modernização tecnológica do Disque Prefeitura – 156 e Ouvidoria – além de poder protocolar sua solicitação, reclamação, denúncia (como já é feito) por meio do site, o usuário poderá acompanhar o processo. O sistema vai mostrar em qual Secretaria/Diretoria/Órgão está a reclamação e os procedimentos que estão sendo tomados.