Anápolis não é a cidade mais evangélica do Brasil

Proporcionalmente, esse título pertence a cidade pernambucana de Abreu e Lima

Danilo Boaventura Danilo Boaventura -

Apesar de Anápolis ser uma das cidades com maior proporção populacional de evangélicos no país ainda fica atrás de Abreu e Lima (PE) e São Gonçalo (RJ), segundo a última aferição do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), realizada em 2010.

Abreu e Lima, cidade que tem um dos arquipélagos mais bonitos de Pernambuco, também tem a maior população evangélica brasileira: 35% dos cerca de 90 mil habitantes abreu-limense se declaram protestantes.

São Gonçalo, que tem mais de 1 milhão de habitantes, e que abrigou a fundação da Umbanda (considerada a única religião genuinamente brasileira), tem o segundo maior percentual de evangélicos no país: 25%.

Anápolis vem logo em seguida, juntamente com com Joinville (SC) e Serra (ES), com cerca de 20% de evangélicos na composição populacional da cidade.

Em números totais, São Paulo é a cidade com maior número de evangélicos no Brasil, com 2,3 milhão.

Entre as capitais, a proporcionalidade de evangélicos em relação à população total, de acordo com a Revista Exame, surpreende em Rio Branco (AC), com 39,24% e Manaus com 35,19.

Carnaval e evangélicos

Mesmo não sendo a cidade mais evangélica do país, Anápolis tem mais de mil igrejas do segmento e cerca de dois mil pastores. Não é pouca coisa.

A forte presença dessa religião faz com que Anápolis não registre carnaval tradicional na cidade.

Nos dias de festa, os foliões mais chegados “à carne” costumam ir em massa para cidades próximas como Jaraguá, Pirenópolis e Petrolina, enquanto a juventude protestante organiza eventos paralelos como o Congresso das Mocidades Evangélicas Pentecostais (COMEPE), da Assembleia de Deus Ministério de Anápolis, e o União da Mocidade da Assembleia de Deus em Anápolis (UMADA), da Assembleia de Deus Madureira.

Juntos, este dois eventos reúnem mais de 25 mil pessoas por dia durante todo o Carnaval.

*Conteúdo originalmente publicado no Te Amo Anápolis.

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos grupos do Portal 6 para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.

PublicidadePublicidade