Como é produzido o mel?

Da Redação Da Redação -

O mel é produzido pelas abelhas e como todos sabemos é muito útil em receitas, remédios e também para consumo no dia a dia, por conta do seu sabor doce e extremamente agradável.

Mas neste artigo iremos explicar com uma maior precisão como se dá o processo biológico de formação do mel e como as abelhas fazem para armazená-lo.

O mel é formado pela reação de duas substâncias, chamadas invertase e glicose oxidase.

Primeiramente, o néctar é coletado das flores, armazenado numa bolsa que se encontra no corpo da abelha e levado à colméia.

Após isso a invertase converte a sacarose – tipo de açúcar contido no néctar – em dois outros açúcares: glicose e frutose.

A glicose oxidase, transforma uma pequena quantidade de glicose em ácido glicônico, que torna o mel ácido, protegendo-o da fermentação causada por bactérias.

Agitando as asas para secar a água, presente em grande quantidade no néctar, as abelhas desidratam o mel, matando outros microorganismos e deixando-o pronto para ser recolhido.

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos grupos do Portal 6 para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.

PublicidadePublicidade