Unidade móvel do Hemocentro faz coleta de sangue em Anápolis

Cada doador pode ajudar até quatro pessoas em tratamento de doenças crônicas ou em situações de risco de morte

Rafaella Soares Rafaella Soares -
(Foto: Reprod

No último sábado (25) foi comemorado o Dia Nacional do Doador de Sangue e, com o objetivo de reabastecer os estoques, o Hemocentro realizará nesta terça-feira (28) uma ação de incentivo a essa prática.

Uma unidade móvel do Hemocentro ficará das 08h às 16h no estacionamento do Hospital Estadual de Urgências de Anápolis Dr. Henrique Santillo (HUAna) para fazer as entrevistas e coleta de sangue dos interessados.

Para fazer a doação é necessário apresentar um documento com foto, pesar acima de 50 quilos, ter entre 16 e 69 anos, não estar em jejum e ter doado pela última vez há pelo menos dois meses (homens) e três meses (mulheres).

O tempo estimado para o procedimento é de 40 minutos e menores de idade só podem doar mediante a autorização de um responsável.

Em tempo

Atualmente, o Hemocentro fornece bolsas de sangue para mais de 80 unidades hospitalares de Goiás, sendo que só o HUAna realiza cerca de 200 transfusões por mês.

A necessidade dos hospitais cresce ainda mais com a chegada do fim do ano. Isso porque o número de pacientes que precisam de sangue cresce consideravelmente em períodos de festas e feriados prolongados.

Cada bolsa poder beneficiar até quatro pessoas e ajuda no tratamento de doenças crônicas ou em situações onde o paciente corre risco de morte, como em acidentes de trânsito.

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos grupos do Portal 6 para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.