Deputados de Goiás criticam e tentam barrar distribuição de bonecas da OVG

Entidade, no entanto, já avisou que a distribuição continuará normalmente porque 'todos os brinquedos estão dentro das especificidades técnicas estabelecidas pelos órgãos de controle'

Rafaella Soares Rafaella Soares -

É uma tradição em todo o estado a distribuição de brinquedos por parte da Organização das Voluntárias de Goiás (OVG) na época do Natal. No entanto, alguns deputados goianos estão polemizando e tentando paralisar as doações deste ano. O motivo? As bonecas possuem órgãos genitais.

Um dos primeiros a se manifestar sobre o assunto foi o deputado federal João Campos (PRB), que divulgou à imprensa uma nota onde se mostra claramente incomodado.

“Ontem, tomei conhecimento que estão sendo distribuídas, em todos os municípios goianos, bonecas que fazem apologia absurda a ideologia de gênero. Diante disso, tomei a providencia de comunicar com o governo. E imediatamente, tanto o Governador Marconi Perillo quanto o Diretor Geral da OVG me ligaram”, escreveu.

Segundo o parlamentar, Marconi teria dito que não tinha conhecimento do fato e que havia determinado que a OVG tomasse providências e, se fosse o caso, também recolhesse as bonecas já entregues às crianças.

Nas redes sociais o caso repercutiu ainda mais quando o deputado federal delegado Waldir (PR) se manisfestou sobre o assunto. Segundo ele, é um absurdo que o dinheiro dos impostos seja gasto “desta forma”.

“Mais preocupante ainda é usar dinheiro público para incitar, incentivar a ideologia de gênero dentro de famílias carentes, quebrando a pureza e ingenuidade de nossas crianças…De quem foi a brilhante ideia de destruição de nossas famílias? As famílias Cristãs tem direito de proteger seus filhos ou vão ser doutrinadas agora pela Organização das Voluntárias de Goiás?”, reivindicou.

Deputados estaduais também entraram na polêmica. Daniel Messac (PSDB) afirmou que essa está sendo uma forma de doutrinação da ideologia de gênero. Já Júlio da Retífica (PSDB) defendeu a distribuição dos brinquedos argumentando que os bonecos estão separados por sexo e que os colegas só estão “colocando chifre em cabeça de égua”.

A OVG informou por meio de uma nota que a distribuição continuará normalmente porque todos os brinquedos estão dentro das especificidades técnicas que são estabelecidas pelos órgãos de controle. A organização também reiterou que várias grandes marcas de brinquedo comercializam os produtos dentro dos mesmos padrões.

Veja a nota na íntegra

A Organização das Voluntárias de Goiás tem a tradição de longos anos de distribuir brinquedos em todos os municípios do estado, e sempre teve a preocupação de entregar presentes de qualidade, dentro das especificações técnicas estabelecidas pelos órgãos de controle. A OVG avaliou amostras de muitas empresas e vários bonecos e bonecas disponíveis no mercado, inclusive de grandes marcas, são assim. Os mesmos bonecos e bonecas (devidamente vestidos) entregues neste Natal já foram distribuídos no ano passado. Neste ano, além das bonecas, a OVG está entregando os seguintes itens:  carrinhos tipo Fórmula-1, jogos de dominó, learning pad (brinquedo eletrônico educativo), maletas de pintura, bolas de futebol e de vôlei. A variedade de presentes é uma forma de mais uma vez agradar às crianças dos 246 municípios goianos, não havendo outro objetivo senão presenteá-las.

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos grupos do Portal 6 para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.