Prefeitura já tem data para começar vacinação contra H1N1 em Anápolis

Cidade está em alerta e já confirmou oito casos da doença nos últimos dois meses

Rafaella Soares Rafaella Soares -

Após o aumento significativo de casos de H1N1 em Goiás, muitas pessoas ficaram amedrontadas e já começaram a procurar clínicas e postos de saúde para se vacinar contra a doença.

Em Anápolis, a Prefeitura definiu que a imunização dos grupos de risco da cidade será iniciada em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) no dia 23 de abril.

Ao Portal 6, o coordenador de vigilância Sanitária, Júlio Cesar Spíndola disse que a campanha deveria começar no dia 16, mas um atraso na fabricação das vacinas, no Instituto Butantã, em São Paulo, fez com que a data fosse adiada.

“A campanha vai ser voltada para os grupos prioritários, como os idosos, crianças, gestantes, professores, servidores da saúde e adultos e adolescentes em sistema prisional”, detalhou.

Já a parcela da população que não se enquadra nesses grupos deverá procurar a proteção diretamente nas clínicas particulares.

Segundo o coordenador, apesar de não haver motivo para pânico, a Secretaria Municipal de Saúde já está em alerta para tentar evitar o aumento dos casos de H1N1.

“A doença geralmente atinge seu limite em maio, mas esse ano ela se antecipou e pegou muitos de surpresa, por isso nós já estamos em alerta para prestar todos os atendimentos necessários”.

No mês de fevereiro, Anápolis teve dois casos de H1N1 confirmados, já em março esse número subiu para seis. Há ainda outros casos em investigação. Nenhuma morte pela doença foi registrada.

Em tempo

A Secretaria Estadual de Saúde (SES) também já está tomando algumas precauções contra a doença.

Entre elas está a disponibilização de leitos de UTI para aqueles pacientes que apresentarem Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) em decorrência da Influenza.

O Comitê de Enfrentamento instituído pela SES já definiu junto ao Hospital de Urgências de Anápolis (HUANA) que, em aproximadamente duas semanas, 15 leitos serão organizados e estarão prontos para uso no município.

Essa iniciativa foi tomada devido ao fato de que esses pacientes precisam ficar isolados para que não haja nenhum risco de disseminação do vírus.

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos grupos do Portal 6 para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.