Em Alexânia, jurado precisou se casar durante julgamento e reação de juiz surpreende

"Se ele tivesse dito logo no começo, teria sido dispensado”, contou o juiz Leonardo Bordini

Carlos Henrique Carlos Henrique -

Normalmente, júris populares não tem hora para acabar. E enquanto durarem, os jurados ficam sob a regra da incomunicabilidade, não podendo sequer comunicar entre si para evitar alguma influência no resultado. Caso tenham algum compromisso inadiável ou problema de saúde, os jurados devem pedir dispensa no momento do sorteio.

Contudo, em Alexânia, cidade localizada a 67 quilômetros de Anápolis, um júri realizado na última quinta-feira (05) precisou ser suspenso por alguns minutos. Um dos sorteados, achando que o julgamento era “coisa rápida”, não mencionou ao juiz Leonardo Bordini que ia se casar no civil dentro de algumas horas.

Diego Felipe dos Santos, de 26 anos, que é fiscal de caixa de supermercado, ficou lisonjeado com o sorteio para ser jurado e, acreditando que tudo era muito ágil, preferiu arriscar a sorte e não abrir mão da experiência.

“Eu nunca tinha sido sorteado”, justificou ele. O júri começou às 8h30 e só por volta do meio dia, ele começou a se preocupar com o casamento marcado para as 16h. Feitos os juramentos e iniciadas as interlocutórias, quando o magistrado se preparava para instruir os trabalhos, Diego então pediu uma intervenção e perguntou ao juiz a que horas o julgamento terminaria porque ele iria se casar.

“Eu fiquei sem reação”, afirmou o magistrado, que nunca tinha visto um caso parecido antes.

“Diante de um compromisso tão importante, se ele tivesse dito logo no começo, teria sido dispensado”, contou o juiz Leonardo Bordini, que tentou resolver o problema da melhor maneira possível, ouvindo o advogado da defesa, Sérgio Miranda, e o promotor de Justiça, Stive Gonçalves Vasconcelos.

Foi então sugerido casar o noivo jurado num outro dia, mas, os casamentos na cidade são realizados apenas às quintas-feiras e alguém, finalmente, lembrou-se da noiva e de todos os preparativos que ela deveria ter feito, além de sua decepção, caso a solenidade precisasse ser adiada.

Também cogitou-se levar o escrivão até o fórum, mas o Livro de Registros não poderia ser retirado do local. Diego, então, foi conduzido ao cartório acompanhado de um oficial de justiça para que a regra da incomunicabilidade fosse mantida.

“Cheguei a pensar que ele estivesse brincando comigo”, contou a noiva, Joyce de Souza, estupefata ao receber o telefonema do noivo que, por sua vez, chegou desarrumado para o casamento.

“Quando entrei, percebi que todos estavam limpos e bem-vestidos, e eu com a roupa que saí de casa pela manhã”.

A cerimônia durou apenas o intervalo para lanche do júri, graças à intervenção do juiz Leonardo Bordini, que pediu ao escrivão para apressar o casório.

“Na hora eu fiquei brava sim, mas não havia o que fazer”, disse Joyce, que já perdoou Diego.

“Não ia ter festa nesse dia, porque o casamento religioso já era no sábado. Mas tínhamos combinado de comer uma pizza, já como marido e mulher”, revelou Diego, que tem a sorte de ter uma esposa “de gênio bom”.

Diego Felipe assinando o livro de casamento com Joyce de Souza. (Foto: Reprodução)

Sensibilidade

Para o juiz Leonardo Bordini, o episódio inusitado revela o comprometimento dos jurados com sua função.

“Tem 20 anos que estou na esfera criminal e nunca vi nada parecido”, disse o advogado Sérgio Miranda, para quem o juiz “teve muita sensibilidade na condução do caso”.

“No fim das contas, o clima no júri ficou muito agradável e, nos intervalos, comentários como ‘bem que você poderia escapar’ não faltaram para o noivo. Por volta das 22h, ele já estava até passando mal. Deve ter perdido a lua de mel”, brincou o advogado, segundo quem o júri só terminou por volta das 4h da madrugada.

Em tempo

O júri mais longo da história do Brasil durou 34 dias, prazo em que foi analisada a culpa dos acusados de sequestrar e matar o menino Evandro, de seis anos, em 1992, na cidade litorânea de Guaratuba, no Paraná.

Com informações do TJGO

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos grupos do Portal 6 para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.

PublicidadePublicidade
PublicidadePublicidade