Avião da Ala 2 de Anápolis intercepta aeronave vinda da Bolívia com droga

Força Aérea Brasileira teve de apelar até para tiros de aviso e detenção para concluir o procedimento

Rafaella Soares Rafaella Soares -

A Força Área Brasileira (FAB) realizou na manhã desta quarta-feira (25) a interceptação de uma aeronave vinda da Bolívia, com transporte de drogas, em Corumbá, no Mato Grosso do Sul.

Para a operação, foi necessário o uso de um avião-radar E-99, que partiu da Ala 2, em Anápolis, e outras três aeronaves A-29, de Campo Grande.

O avião radar E-99 partiu da Ala 2, em Anápolis, para auxiliar na interceptação de aeronave suspeita em Corumbá, no Mato Grosso do Sul. (Foto: Divulgação/ FAB)

A abordagem teve início por volta das 07h, quando o piloto da defesa aérea percebeu a presença do avião e interrogou o piloto do bimotor, que não deu nenhum retorno. A falta de respostas fez com que a aeronave fosse imediatamente classificada como suspeita.

Em seguida, foi ordenado que o piloto mudasse a rota e pousasse no aeródromo de Cuiabá (MT), porém a determinação também não foi seguida. Devido a isso, foi necessário que a FAB seguisse todas medidas de policiamento previstas em espaço aéreo, que incluem os tiros de aviso e os de detenção.

Sem chances de permanecer no ar, a aeronave, que também não tinha plano de voo, acabou sendo forçada a pousar em lago do Parque Nacional do Pantanal Matogrossense. A Polícia Federal foi acionada para ir ao local realizar todos os procedimentos necessários.

Essa ação faz parte da parte da Operação Ostium, que quer acabar com a entrada de produtos ilícitos no Brasil por meio de aviões de outros países fronteiriços como o Paraguai e a própria Bolívia.

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos grupos do Portal 6 para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.

PublicidadePublicidade
PublicidadePublicidade