Chuva de meteoritos atingirá a Terra e poderá ser vista de Anápolis

Para ver o espetáculo, causado por um rastro de detritos deixado pelo Cometa Halley, basta ter um pouco de paciência

Da Agência Brasil Da Agência Brasil -

Admiradores de fenômenos naturais têm um motivo a mais para ficarem acordados na madrugada deste domingo (06), entre às 02h e  05h. É que uma chuva de chuva de meteoritos poderá ser vista a olho nu.

O espetáculo na atmosfera é causado por um rastro de detritos deixado pelo Cometa Halley em sua última aparição há 32 anos. A próxima aparição do Cometa Halley na Terra será em 2061.

Para observar o céu neste domingo, não será necessário utilizar aparelhos, bastar olhar para onde nasce o sol. O ideal é escolher locais sem interferência de luzes artificiais. O fenômeno denominado “chuva de meteoritos” ocorre porque o calor do sol faz com que o cometa solte aderência gelada.

Na prática, a cada passagem do Halley perto do sol, o cometa lança um novo rastro de detritos em seu fluxo orbital, perdendo massa. Esses fragmentos são mínimos (os meteoritos) e podem ser comparados ao tamanho de grãos de areia ou de cascalho. Mas em grande quantidade provocam um espetáculo no céu como se fosse uma explosão de pequenos raios. Em outubro, será possível ver novamente um espetáculo semelhante pois a cada seis meses, a Terra intercepta o caminho orbital do Cometa Halley.

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos grupos do Portal 6 para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.

PublicidadePublicidade