Anápolis consegue correção de recursos do SUS e receberá mais dinheiro para Saúde

Cidade se sobrecarregava atendendo pacientes de 70 municípios sem receber devidamente por isso

Danilo Boaventura Danilo Boaventura -

Uma correção de recursos por parte do Ministério da Saúde resultará num incremento de R$ 6,6 milhões ao total recebido anualmente por Anápolis.

Com isso, a cidade passa a contar com cerca de R$ 114,6 milhões/ano para custear serviços e ações de média e alta complexidade na área da saúde.

Mais aporte financeiro para esta pasta em Anápolis era uma das reivindicações mais reiteradas pelo prefeito Roberto Naves (PTB) junto ao Governo Federal desde que assumiu o Executivo Municipal, em janeiro do ano passado.

Anápolis é tida como cidade-polo para receber pacientes de 70 municípios da chamada região dos Pirineus e da Macrorregião Centro-Norte de Goiás. Tanta demanda, de quase o dobro da população anapolina, sobrecarrega o sistema de saúde pública local e compromete o pleno atendimento por parte do município.

O ministro da Saúde Gilberto Occhi assinará a portaria para liberação dos recursos nesta sexta-feira (22), às 15h, no Teatro Municipal, com a presença do ministro das Cidades Alexandre Baldy (Cidades), que auxiliou nas tratativas com o Governo Federal.

Destinação

Segundo a Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) o incremento de recursos serão destinados a cerca de 30 hospitais, laboratórios e clínicas credenciadas para custeio de leitos de UTI e de procedimentos voltados para doenças renais crônicas, cardiologia, neurologia, transplantes, oncologia, implantes, ortopedia, traumatologia, oftalmologia, cirurgias eletivas e demais procedimentos médio e grande porte.

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos grupos do Portal 6 para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.