Roberto pedirá autorização da Câmara para dar socorro financeiro à Santa Casa

Medida serve para impedir que hospital feche a única UTI pediátrica que atende pelo SUS na cidade

Danilo Boaventura Danilo Boaventura -

Da reunião realizada na manhã desta terça-feira (25) no Centro Administrativo, entre o prefeito Roberto Naves (PTB) e a direção da Santa Casa de Misericórdia, saiu o encaminhamento de que um projeto de Lei do Executivo será enviado à Câmara Municipal para autorizar repasses extras de verba ao hospital.

Conforme mencionou o prefeito em suas redes sociais, o documento será protocolado no Legislativo anapolino ainda hoje para que uma sessão extraordinária seja marcada o quanto antes pelo presidente Amilton Filho (SDD).

A proposta de socorro financeiro à instituição foi estipulada em R$ 600 mil e deve, segundo Roberto, entregue em seis parcelas a partir de outubro.

“A Prefeitura de Anápolis está firme no propósito de ajudar a Santa Casa a sair desta crise financeira”, afirmou.

https://www.facebook.com/oficialrobertonaves/posts/2181351415474979?__xts__[0]=68.ARArllwoQtpOwqxcMvf8CXIcB59HApx90_UZjKFo1-hVPNfGHdg-EubYZ8W01exOLwRchqXSXh-ZAjKevNjb6hOevG2HKljWjX13PcAbhIvGGye3LS7HJf6KcJqEsUJcpmG1uRaV2d_8IuPqQLq-W7PQl-ea3bK7ltJauqZ9CvuVUgjSXHzVcg&__tn__=-R

Em tempo

Não é de hoje que a Santa Casa reclama falta de recursos e pede socorro financeiro ao poder público.

Em nota recente enviada ao Portal 6, o hospital afirma que desde 2013 deixou de receber recursos extras da Prefeitura de Anápolis que ajudavam nos custos da UTI pediátrica da instituição, a única que atende pelo SUS na cidade.

O montante que a unidade calcula chega a incríveis R$ 6 milhões, que o Executivo Municipal alega não dever, pois a verba, no período em que foi entregue, entre 2011 e 2012, provinha de uma contribuição voluntária que a Prefeitura deu com autorização da Câmara Municipal na gestão do ex-prefeito Antônio Gomide (PT).

É a mesma ajuda que Roberto Naves está disposto a fazer novamente, dentro das possibilidades orçamentárias da Prefeitura.

Segundo o promotor Marcelo Borges Amaral, em entrevista ao radialista Lucivan Machado, a Prefeitura não tem débitos com o hospital, que passa por dificuldades financeiras devido à má gestão na organização social.

“O problema que identificamos está na Santa Casa e não na Secretária Municipal de Saúde. Então são eles que devem buscar uma solução, seja através do Estado, seja através da União, mas o Ministério Público também está acompanhando essa questão porque o nosso objetivo, repita-se: é evitar que o atendimento às crianças de UTI sejam prejudicados”.

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos grupos do Portal 6 para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.