Professores de Anápolis fazem sucesso nas salas de aulas e na internet

Eles encontraram uma forma engraçada e eficaz para captar a atenção de alunos

Rafaella Soares Rafaella Soares -

Dar aula é um dom e, para garantir que o ensino seja repassado da forma adequada, cada professor tem o costume de aderir a metodologia que achar mais eficaz.

É o caso da professora doutora Renata Cristina, que dá aulas de biologia e ficou conhecida em Anápolis após ensinar paródias em sala para que os alunos fixassem melhor todo o conteúdo.

Expert em Biologia Molecular, Botânica e Genética de Plantas, a educadora contou que a ideia de usar a música surgiu ainda em 2009, mas não foi bem aceita de imediato.

“Em alguns colégios deu certo e em outros não. Devido a resistência à tecnologia, e isso depende da opinião de cada um, alguns donos de escola consideravam que esse método enrolava as aulas, mas outros também acreditavam que reforça o ensino”, disse.

Com o passar do tempo e a febre das redes sociais, o vínculo entre educação e a tecnologia se tornou inevitável e, segundo Renata, as aulas já são melhores aceitas, pois os conceitos negativos estão mudando a cada dia.

“Temos ai várias páginas educativas no Facebook e Instagram. Por isso, eu comecei a divulgar parte do meu trabalho em 2017, onde postava uma dica por dia até a chegada das provas. Recebi um retorno muito bacana e os alunos gostaram muito”, lembrou.

No início deste ano, Renata se uniu ao professor Ruan Faquim e, juntos, criaram uma página profissional no Instagram e o canal Biologia em Foco, no Youtube, para publicar as paródias sobre os conteúdos.

“Tantos os alunos físicos quanto os virtuais gostam muito, isso reforça nosso vinculo entre professor e estudante. Agora eles tiram dúvidas pela internet, através do bate papo, coisa que geralmente não acontece tanto em sala de aula. É uma área promissora e necessária porque os alunos vivem a base de internet, nossas informações vem desse meio de comunicação. Acho que os professores têm que agregar a tecnologia ao ensino pra que tudo corra bem”.

Com quase dois mil inscritos e mais de 39 mil visualizações, os vídeos mais famosos do canal dos educadores são o Febre Amarela, Vírus Pesadão e Fungos e Bactérias Lokas.

Atualmente, Renata e Ruan preparam estudantes do ensino médio para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e trabalham no IFG, Delta, Arena, PreparAção Enem, Meta, além da FAMA.

Mais informações sobre o Biologia em Foco estão no Instagram ou no Youtube.

*Conteúdo originalmente publicado no Te Amo Anápolis

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos grupos do Portal 6 para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.