O dia em que começam as mudanças na rede municipal de saúde em Anápolis

Reestruturação garante todos os atuais serviços prestados e prepara a cidade para o surgimento de mais duas UPA's e a construção de um novo Hospital Municipal com 120 leitos

Danilo Boaventura Danilo Boaventura -

O início do plano de reestruturação da rede municipal de saúde em Anápolis deve ser executado já nos próximos dias.

Portal 6 obteve com exclusividade o cronograma que define a etapa inicial do programa, com a readequação de locais e serviços oferecidos.

“É importante ressaltar que com as mudanças propostas, os serviços hoje oferecidos não só serão mantidos, mas estendidos e nenhuma unidade será fechada”, garantiu o prefeito Roberto Naves (PTB) em coletiva de imprensa na última terça-feira (23)

Roberto Naves em coletiva que anunciou o plano de reestruturação da rede municipal de saúde. (Foto: Danilo Boaventura)

O que muda de imediato?

O CAIS Abadia Lopes da Fonseca, no Jardim Calixto, e as UBS’s do Parque Iracema e Pirineus passam a ser Unidade Mista de Saúde, cujo funcionamento será até às 22h, inclusive nos finais de semana e feriados.

O CAIS Progresso será readapto e reformado para virar UPA da Região Norte.

O CAIS Mulher, no Maracanã, será readaptado e reformado para se tornar a primeira UPA Pediátrica do Centro-Oeste.

A USF da Vila São Joaquim abrigará o Banco de Leite com atendimento de psicologia, odontologia e nutrição para exclusivos para gestantes, mulheres pós-parto e em fase de amamentação.

Os exames laboratoriais, antes realizados em clínicas conveniadas pelo SUS, passam a ser coletados no Hospital Municipal Jamel Cecílio e nas unidades mistas de saúde. Outros três postos de coletas serão instalados no Bairro de Lourdes (região Leste), Recanto do Sol (região Nordeste) e Vila União (região Sudoeste).

CRONOGRAMA

29 de outubro

  • Unidades de saúde do Parque Iracema e Pireneus até as 22h, inclusive, aos finais de semana e feriados

31 de outubro

  • Transferência das atividades no Cais do Jardim Progresso para construção da UPA. Pacientes lá internados serão transferidos;
  • UBS do Parque Iracema e Pireneus viram Unidade Mista de Saúde e ficam abertas até às 22h;
  • Suspensão das atividades de urgência e emergência do Cais Abadia Lopes, do Jardim Calixto. Pacientes lá internados serão transferidos;
  • Suspensão das atividades da unidade de saúde do São Joaquim, que será reformada para receber o Banco de Leite. Ações levadas para a Unidade Mista.

1º de novembro

  • Transferência das atividades do Cais Mulher (levadas para Unidade Mista) e Banco de Leite no Bairro Maracanã para construção da UPA com perfil pediátrico 24h;

05 de novembro

  • Início do funcionamento da Unidade Mista juntamente com o Atendimento Especializado à Mulher, com três equipes de Saúde da Família e uma do Núcleos Ampliado de Saúde da Família (NASF);
  • Início das atividades do Bando de Leite na Vila São Joaquim;
  • Início do funcionamento dos postos de coleta de exames de análises clínicas no Hospital Municipal, Unidade Mista Abadia Lopes da Fonseca e Parque Iracema;
  • Inicio das atividades do Ambulatório de Odontologia até às 22 horas da Unidade Mista Abadia Lopes da Fonseca e no Parque Iracema.

 07 de novembro

  • Início das atividades do Ambulatório de Odontologia, até às 00h, no CEO da Jaiara (que vai absorver a demanda do Cais Progresso) e no CEO do Maracanã (que vai atender os usuários que antes se dirigiam ao Cais Abadia Lopes).

Conforme a Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), ainda em novembro serão inaugurados três espaços para atendimento direcionados à saúde mental: o Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) 3 Viver (com funcionamento 24h e internação para pessoas com transtornos mentais), o CAPS Vida Ativa (com funcionamento 24h e internação para pessoas com transtornos alcoólicos e drogas) e uma Clínica de Saúde Mental.

Novo Hospital Municipal

Nesta sexta-feria (26) está prevista uma sessão extraordinária da Câmara Municipal de Anápolis para que os 23 vereadores votem a autorização de um empréstimo de R$ 50 milhões para a Prefeitura junto ao Banco do Brasil.

A maior parte desses recursos serão usados para iniciar a construção de um novo Hospital Municipal, com 120 leitos.

O restante do dinheiro deve ser usado na aquisição de  equipamentos e material permanente, obras de pavimentação, recapeamento e drenagem de águas pluviais em ruas e avenidas da e na construção, ampliação e reforma do prédio da Câmara Municipal.

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos grupos do Portal 6 para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.

PublicidadePublicidade
PublicidadePublicidade