Em parceria com Enel, Observatório garante mais câmeras de videomonitoramento em Anápolis

Projeto de ampliação é inspirado em cidade americana e tem objetivo de alcançar todos os bairros

Rafaella Soares Rafaella Soares -

O Observatório de Segurança vai se reunir com a equipe técnica da Enel no próximo dia 12 de dezembro para decidir quantas câmeras de segurança deverão ser implantadas em Anápolis nos próximos meses e em quais locais deverão ser instaladas.

Isso porque na última terça-feira (27) a empresa fechou uma parceria com a Administração Municipal, onde se comprometeu a participar da ampliação do sistema de videomonitoramento da cidade, doando os equipamentos já na segunda quinzena de janeiro.

A iniciativa faz parte do Plano de Segurança Municipal do Observatório, que quer instituir em Anápolis um sistema integrado de câmeras, em que todos os bairros serão monitorados em tempo real por uma central de policiamento.

“A Enel aderiu o nosso projeto, que também será estendido a comerciantes, já iniciamos uma conversa com a CDL, com a ACIA e, posteriormente, será estendido também a grupos de vizinhos. Na execução desse projeto, Anápolis com certeza será uma das cidades mais videomonitoradas do Brasil. Então é um ganho muito grande para a Enel, que vai ter vigilância próximo a locais que interessam a ela e para a Prefeitura, que terá um aumento substancial de videomonitoramento a praticamente custo zero “, afirmou Glayson.

Apesar de nova, essa experiência de integração foi implantada com sucesso em São Paulo ainda em 2014, a partir de uma tecnologia já utilizada pela polícia de Nova Iorque.

O sistema de videomonitoramento em Anápolis foi aderido pelas escolas da rede municipal no último mês de julho e, segundo o assessor, é uma ação eficaz para a prevenção de ações criminosas.

“Os números comprovam em todo o planeta que onde existe existe o sistema, acoplado a um projeto de segurança, há uma diminuição de criminalidade muito grande. Então nossa intenção é diminuir ainda mais a criminalidade da cidade e dar mais segurança à população”, disse.

*Conteúdo originalmente publicado na Seção Rápidas

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos grupos do Portal 6 para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.