Vereador apresenta solução para acabar com maus tratos a cavalos em Anápolis

Discussões sobre o tema ocorrem desde quando um animal exausto foi visto agonizando no Centro na cidade

Rafaella Soares Rafaella Soares -

Tramita na Câmara Municipal de Anápolis um projeto de Lei do vereador Paulo de Lima (PDT) que quer acabar os maus tratos a cavalos e melhorar a qualidade de trabalho dos catadores de lixos recicláveis.

Se aprovada, a Prefeitura terá que firmar convênio com empresas públicas e privadas para que os tralhadores tenham acesso as ciclolix, bicicletas com um recipiente próprio para captação dos materiais.

A matéria estabelece ainda que todos os interessados terão que se cadastrar junto às cooperativas de reciclagem da cidade e atender critérios a serem estabelecidos pelo próprio Poder Executivo para a execução diária do serviço.

Em justificativa no texto, o parlamentar alegou que o projeto tem objetivo de dar ‘mais dignidade às pessoas e garantir o benefício aos animais que fazem o transbordo de cargas, além de conscientizar sobre o respeito e a correta destinação do lixo e reciclagem’.

Empossado no último mês de janeiro, Paulo de Lima ocupa agora a cadeira do ex-vereador Jackson Charles (PSB) e iniciou o mandato já apresentando uma solução prática para a questão de maus tratos.

Há pouco mais de dois anos, viralizou nas redes sociais dois casos chocantes. No primeiro, um cavalo estava tão exausto de transportar cargas que começou a agonizar no centro da cidade. No segundo, foi compartilhado um vídeo que mostrou o animal sendo puxado por um carro na BR-153.

Desde então ocorre em Anápolis um debate sobre ainda se permitir que animais sejam explorados e tenham as vidas colocadas em risco.

Veja o projeto de Lei na íntegra.

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos grupos do Portal 6 para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.

PublicidadePublicidade
PublicidadePublicidade