Após copos e canudos, vereadora também quer proibir sacolas em Anápolis

Mudança deverá acontecer gradativamente e resultará em multa para quem descumprir

Da Redação Da Redação -

Tramita na Câmara Municipal de Anápolis um projeto de lei da vereadora Elinner Rosa (MDB) que quer substituir o uso de sacolas plásticas por outras em material biodegradável ou reciclável.

Se aprovado, todos os estabelecimentos comerciais deverão promover a mudança gradativamente até o ano de 2025, quando ficará totalmente proibido o fornecimento das sacolas na cidade.

Consta ainda na matéria que o descumprimento da norma resultará em multa de valor a ser definido pelo Poder Executivo e que a Secretaria de Meio Ambiente terá de promover palestras, congressos e eventos educativos nas escolas da rede municipal. Veja o projeto de Lei na íntegra.

Em justificativa no texto, a parlamentar afirmou que as sacolas são importantes, mas as plásticas ocupam muito espaço no aterro sanitário e entopem os bueiros, causando danos ao meio ambiente.

“É cediço que a modificação não poderá ser implantada de modo abrupto. Vez que envolve questões financeiras e de demandas tecnológicas, a gradatividade da medida que se impõe fomentará o planejamento adequado. Ademais, também terá caráter pedagógico, trazendo às pautas populares os direitos de terceira dimensão”, escreveu.

Levantamento a bandeira da sustentabilidade, Elinner também apresentou recentemente na Câmara um projeto para proibir em Anápolis o uso de canudos e copos descartáveis.

Vereadora quer proibir canudos e copos descartáveis em Anápolis

 

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos grupos do Portal 6 para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.

PublicidadePublicidade