Vereador quer que todos os assentos de ônibus em Anápolis sejam preferenciais

Se aprovado, usuários que descumprirem a regra poderão ser penalizados

Rafaella Soares Rafaella Soares -

Tramita na Câmara Municipal de Anápolis um projeto de Lei do vereador Wederson Lopes (PSC) que quer transformar todos os assentos do transporte coletivo em preferenciais.

Se aprovado, a Urban terá um prazo de 30 dias para se adequar e fixar em todos os veículos um aviso sobre a mudança.

Estão inclusos nesses grupos preferenciais idosos, gestantes, lactantes, pessoas acompanhadas por criança de colo, pessoas com deficiência, com limitação temporária de locomoção ou mobilidade reduzida.

Caso a regra seja descumprida, o passageiro deverá ser retirado do ônibus, sendo que o motorista ou cobrador poderá acionar ajuda da Polícia Militar para efetivar a penalidade.

Em justificativa no texto, o parlamentar afirmou que o projeto visa tentar corrigir o desrespeito nos transportes públicos e “ressaltar atitudes que prezam pela boa educação, gentileza e respeito ao próximo”.

“Atualmente, apenas uma pequena parcela dos assentos dos veículos utilizados no transporte coletivo urbano são destinados a grupos preferenciais. Entretanto, este número é insuficiente para, satisfatoriamente, corresponder a
demanda e às circunstâncias atuais”, escreveu.

Veja o projeto de Lei na íntegra.

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos grupos do Portal 6 para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.