Umidade beira os 10% e faz Inmet emitir alerta para região de Anápolis

Situação traz riscos à saúde e requer cuidados especiais, sobretudo, com crianças e idosos

Danilo Boaventura Danilo Boaventura -

Ligado ao Ministério da Agricultura, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inment) emitiu “alerta laranja” nesta segunda-feira (19) para a região Central de Goiás, que tem Anápolis como principal cidade, indicando que a umidade relativa do ar está próxima dos 10%.

A situação, conforme o órgão, traz riscos de incêndio à vegetação e é nociva à saúde humana.

Além do ressecamento da pele e desconforto nos olhos, boca e nariz, a baixa umidade também ataca o sistema imunolófico de crianças e idosos.

Os adultos também não estão imune aos efeitos e costumam sentir uma maior sensação de cansaço em atividades físicas corriqueiras.

O mesmo Inmet mostra que é zero a possibilidade de chover na cidade durante a semana e projeta uma amplitude térmica incomum para essa época do ano.

A mínima deve girar em torno dos 16º C e a máxima chegará aos 36º C durante as tardes.

Cuidados

Diminuir os  efeitos perversos da baixa umidade requer cuidados diários, que passam sobretudo por uma boa hidratação e alimentação saudável. É o que explica a pneumologista, Valéria Martin.

“Antes de qualquer coisa, é sempre importante a pessoa assumir uma alimentação saudável e se hidratar bastante. Além disso, quando estiver em casa, deixar o ambiente livre para a circulação de ar, bem limpo e sem a presença de objetos que acumulem poeira, como cortinas, carpetes e bichos de pelúcia”, aconselha.

Segundo a médica, evitar ter contato com a poluição também é recomendável, uma vez que a baixa umidade deixa as vias aéreas da narina mais sensíveis.

“Fica mais difícil para a via respiratória se defender do ar com a qualidade ruim. Além disso, os cílios das narinas, que são responsáveis por filtrar o ar, passam a ter mais dificuldade para trabalhar”, lembra.

Um bom auxiliar deste período é o umidificador de ar, que ajuda a melhorar a qualidade do ar em ambientes fechados. Na hora de dormir, porém, não é recomendável deixar o aparelho ligado.

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos grupos do Portal 6 para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.