Frota de veículos em Anápolis já ultrapassou a marca de 273 mil, mostra Detran-GO

Em todo o Estado são mais de 4 milhões. Para a economia, o número é positivo, mas para a mobilidade urbana preocupante

Da Redação Da Redação -
Avenida Goiás, em Anápolis. (Foto: Arquivo/Portal 6)

A frota de veículos em Anápolis, registrados no sistema do Departamento Estadual de Trânsito de Goiás (Detran-GO), já chegou a a marca de 273.350. Os dados foram divulgados pelo órgão na última sexta-feira (13).

Em todo o Estado, a quantidade ultrapassou em 65 o montante de 4 milhões. Goiás hoje conta com cerca de 7 milhões de habitantes e tem uma média de 0,57 veículo por pessoa.

Em setembro de 2009, o Estado contava com 2.028.544 milhões de veículos registrados. De acordo com o levantamento, em dez anos a frota goiana praticamente dobrou.

A média mensal de emplacamento pelo Detran-GO é de 10.000. Para a economia, o número é positivo, mas para a mobilidade urbana preocupante.

“A média em Goiás é superior a um veículo para cada dois habitantes. Isso torna o papel do Detran fundamental para ajudar a organizar esse sistema complexo”, explica Marcos Roberto Silva, presidente do Detran-GO.

“Buscamos estabelecer diretrizes para auxiliar, sobretudo, na segurança viária e ampliar o conceito de educação para o trânsito. Hoje, o trânsito está ligado diretamente à vida das pessoas”, completou.

A capital Goiânia lidera o ranking dos municípios que dispõe de maior frota, com 1.225.105 veículos. Aparecida de Goiânia (292.964), Anápolis (273.350), Rio Verde (142.213), Itumbiara (83.841), Catalão (80.623) e Jataí (75.572) vêm em seguida.

Detran GO ON

Atualizado recentemente, o aplicativo traz, além das funcionalidades já disponíveis no site e da possibilidade de se efetuar o Comunicado de Venda, opções para que os usuários possam fazer a Indicação de Real Condutor (transferência de pontuação de infrações), o Recurso de Multa e a Avaliação do Processo de CNH.

Serviços como informações de veículos, certidão de posse, consulta de Carteira Nacional de Habilitação (CNH), acompanhamento processual, achados e perdidos, cartão de idoso (serviço disponível para municípios que não possuem órgão municipal de trânsito) e alteração de endereço também fazem parte do portfólio do Detran GO ON.

O aplicativo possui, também, um serviço de notificações que envia alertas aos usuários para várias situações, como vencimento de boletos de Licenciamento, IPVA e CNH; avisos quando a CNH ou CRLV está disponível para retirada e sobre o andamento de processos e infrações, por exemplo.

Para ter acesso ao Detran GO ON, disponível no Google Play e na Apple Store, é necessário ser condutor ou proprietário de veículo cadastrado em Goiás e estar com os dados atualizados junto à autarquia. A vantagem do aplicativo é a comodidade de realizar procedimentos sem a necessidade de comparecer a um balcão de atendimento

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos grupos do Portal 6 para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.

PublicidadePublicidade