Cinema: quando o Brasil chega às bocas do mundo

País tem sido reconhecido internacionalmente e está recebendo prêmios diversos

Publieditorial Publieditorial -

O Brasil tem sido notícia em todo o mundo e nem sempre pelos melhores motivos. As questões relacionadas com a política brasileira e a recente catástrofe que devastou uma parte da Floresta Amazônica são bons exemplos disso.

Ainda assim, em alguns aspetos, o Brasil tem também sido celebrado ao redor do globo e nas artes, particularmente na arte cinematográfica, a verdade é que o Brasil tem sido um país com reconhecimento internacional, tendo recebido prêmios diversos e que lhe conferem uma grande notoriedade.

O passar do tempo tem trazido muitos galardões à sétima arte brasileira, destacando o papel do seu estilo vanguardista, onde não faltam as melhores personagens e narrativas recheadas de intriga e de problemas sociais reais e de destaque.

Todo o apelo do cinema brasileiro tem feito com que os estrangeiros se interessem mais, não só por esta arte mas também pelo país. Estes são alguns dos efeitos que o Brasil sente graças à divulgação das suas peças cinematográficas.

O cinema brasileiro e o mundo

O interesse pelo cinema brasileiro já dispensa apresentações e as próprias marcas conceituadas têm aproveitado o mediatismo desta arte para a destacar nos seus portfólios.

Os filmes brasileiros na Netflix comprovam isto mesmo, havendo, na mais famosa das plataformas, um leque muito entusiasmante de produções cinematográficas criadas em solo brasileiro.

Com histórias usualmente bastante densas e personagens interpretadas por alguns dos melhores atores do país, não é também de estranhar que, ao longo dos anos, a própria Academia tenha feito várias nomeações para os Óscares destes filmes provenientes do Brasil.

Na verdade, um dos galardões de destaque foi o Óscar de Melhor Filme Estrangeiro, atribuído ao filme “Orpheu Negro”, tendo este sido o único filme feito em língua portuguesa a tingir o galardão em todos os anos de existência do mesmo.

Os filmes brasileiros e o turismo

O papel desses filmes não se fica pelo protagonismo que conferem ao trabalho artístico brasileiro. Na verdade, a economia do país deve muito a estes filmes, na medida em que servem, entre outros propósitos, para criar um maior apelo pelo país enquanto destino turístico.

Numa época em que o Instagram é um dos grandes motivadores das viagens e as boas fotos se encontram entre os principais motivos para a escolha de um destino, as paisagens apresentadas nos filmes brasileiros servem como um cartaz de convite para que o Brasil se enquadre, cada vez mais, entre as viagens de sonho dos Millennials.

Uma vez que o Rio de Janeiro e São Paulo são dois dos cenários que mais frequentemente servem de palco para estas narrativas, é natural que sejam, também, estas as cidades que mais notam, nas suas economias, o aumento do turismo, após os lançamentos que mais furor fazem em solo estrangeiro.

Assim, é possível considerar que o cinema tem sido um espaço de arte que não só leva o Brasil ao mundo como traz, de alguma forma, também o resto do mundo até ao Brasil.

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos grupos do Portal 6 para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.

PublicidadePublicidade
PublicidadePublicidade