HUANA faz a captação de rins e fígado para transplante

Órgãos, que pertenciam a jovem adulto vítima de atropelamento, ajudarão a salvar a vida de pacientes em Goiânia e Brasília

Denilson Boaventura Denilson Boaventura -

O Hospital Estadual de Urgências de Anápolis Dr. Henrique Santillo (HUANA) realizou neste sábado (28) mais uma captação de órgãos para transplantes.

A doação foi autorizada pela família de um jovem adulto de 27 anos, que veio a óbito em decorrência de um atropelamento.

Foram captados rins e fígado que, segundo a Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante (CIHDOTT) do HUANA, ajudarão a salvar a vida de pacientes em Goiânia e Brasília (DF).

Presidente da CIHDOTT, Vanessa Lobo explica que essa foi a segunda captação de 2019. De acordo com a enfermeira, a última ocorreu em fevereiro – quase oito meses atrás.

No HUANA, a CIHDOTT funciona desde 2015. E essa baixa adesão de doações de órgãos e tecidos, conforme a profissional, pode ser explicada pelo fato de que para ser um doador a pessoa tem de manifestar o desejo em vida.

(Foto: Divulgação)

“Acredito que essas coisas acontecem por uma questão de cultura e porque as famílias ainda têm um pouco de resistência”, pontua Vanessa Lobo.

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos grupos do Portal 6 para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.

PublicidadePublicidade