Duas promessas, de quatro, foram cumpridas integralmente por Roberto na Habitação

Prefeito integrou a área ao Meio Ambiente e Planejamento Urbano

Denilson Boaventura Denilson Boaventura -

“Ter uma casa é mais que ter um teto. É viver com dignidade. E a Prefeitura tem a chave para melhorar a vida de milhares de famílias”, assim escreveu Roberto Naves (Progressistas) quando pleiteava o Centro Administrativo.

No plano de governo para a área, o prefeito estabeleceu quatro promessas e nesses três anos de gestão conseguiu cumprir integralmente apenas duas.

Integrada ao Meio Ambiente e Planejamento Urbano, a pasta tem Jakson Charles como atual titular. Wederson Lopes e Daniel Fortes também passaram pela secretaria.

A poucos meses antes do novo pleito leitoral, o Portal 6 esmiuçou o documento registrado no Tribunal Superior Eleitoral em 2016 e até, o final do mês, mostrará o que saiu e o que não saiu do papel.

(Infográfico: Denilson Boaventura)

⚠ PROMESSA AINDA ANDAMENTO:

Captar recursos federais para melhorar as condições dos conjuntos habitacionais de interesse social já existentes. 

Segundo a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Habitação e Planejamento Urbano foram recuperados dez projetos de interesse social junto ao Governo Federal. O montante captado durante esses três anos soma R$ 2,9 milhões.

A pasta informou que o valor está sendo investido em Saúde, Educação, Meio Ambiente e cursos profissionalizantes, mas não apontou de que maneira as condições dos conjuntos habitacionais existentes foram melhoradas com esse dinheiro.

O Portal 6, no entanto, verificou que na divisa do Residencial Copacabana com Reny Cury foi entregue um Feirão Coberto em outubro de 2019. A mesma localidade também ganhará uma unidade de ensino padrão Escola Nova e abrigará a sede do CRAS Sul, porta de entrada para benefícios sociais, até o final do ano.

Escola Municipal Cecília Meireles. (Projeto: Prefeitura de Anápolis)

❌ PROMESSA NÃO CUMPRIDA:

Captar recursos federais para construir novos conjuntos habitacionais para atender as famílias que mais precisam.

De acordo com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Habitação e Planejamento Urbano, o Minha Casa, Minha Vida está praticamente desativado desde 2017 e por isso não foi possível conseguir captar recursos.

Apesar disso, a pasta ressaltou que os residenciais Colorado I e II e Polocentro foram entregues pelo prefeito Roberto Naves nesses três anos à frente da Prefeitura de Anápolis — beneficiando cerca de 1.000 famílias que conquistaram a casa própria.

Roberto Naves durante conversa com representantes do Colorado e Polocentro. (Foto: Divulgação)

✅ PROMESSA CUMPRIDA:

Atualizar o Plano Municipal de Habitação.

O Plano Municipal de Habitação, integra o Plano Diretor, e foi revisado e atualizado recentemente pela Administração Municipal, conforme a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Habitação e Planejamento Urbano.

Plano Diretor é o instrumento básico da política de desenvolvimento e de expansão urbana. (Foto: Reprodução).

✅ PROMESSA CUMPRIDA:

Fortalecer o Conselho Municipal da Cidade.

O Conselho Municipal da Cidade (Concidade) é um órgão colegiado de natureza deliberativo, composto por diversos segmentos da sociedade e do poder público, que promove debates e discussões sobre políticas urbanas, com destaque para as políticas habitacional, de mobilidade urbana e de saneamento ambiental e está em plena atividade.

(Foto: Reprodução)

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos grupos do Portal 6 para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.