Médica que trouxe novo coronavírus para Anápolis não responde se atendeu pacientes após chegar da Itália

Profissional, que foi o primeiro caso da doença confirmado na cidade, conversou com a reportagem do Portal 6 e garantiu estar assintomática

Danilo Boaventura Danilo Boaventura -
Hospital de Queimaduras de Anápolis. (Foto: Reprodução)

Uma das fundadoras do Hospital de Queimaduras de Anápolis e atual diretora adminstrativa da instituição, a médica anestesista Leila de Sá Rodrigues da Cunha, de 69 anos, trouxe consigo o novo coronavírus ao retornar de uma recente viagem que fez à Itália.

Ao informar o primeiro caso confirmado da doença na cidade, a Prefeitura de Anápolis relatou que a profissional fez o teste em um laboratório privado da cidade e está em isolamento domiciliar.

No final da noite desta terça-feira (17), a médica foi procurada pela reportagem do Portal 6 e falou pela primeira vez sobre o assunto com um órgão de imprensa. Leila garantiu que está assintomática e tomando os cuidados requeridos pelas autoridades sanitárias.

“Graças a Deus estou muito bem. Disseram nas redes sociais que eu estava entubada no Ânima. Não estou. Estou em casa e bem”, contou por telefone.

Poucas horas antes, após especulações ganharem as redes sociais, o hospital emitiu uma nota informando que ‘um colaborador havia testado positivo para o Covid-19’, nome atribuído ao novo coronavírus pela Organização Mundial de Saúde (OMS).

“O Hospital de Queimaduras de Anápolis ressalta que, desde o início dos casos suspeitos no Estado de Goiás, age em plena conformidade com as instruções estabelecidas no ‘Protocolo de Tratamento do Novo Coronavírus (2019-nCoV)’, elaborado e publicado pelo Ministério da Saúde e divulgado a todas as CCIHs nacionais pelas autarquias municipais da ANVISA”, dizia o comunicado.

No entanto, uma mulher, que figura entre os nove casos suspeitos em Anápolis, teria ido ao consultório da médica acompanhando uma amiga para fazer uma raspagem.

Esposa de um oficial da Polícia Militar, ela está isolada em casa desde que apresentou sintomas do novo coronavírus e aguarda o resultado do teste enviado ao Laboratório Central de Saúde Pública Dr. Giovanni Cysneiros (Lacen-GO). Se der positivo, será o terceiro caso da doença registrado na cidade.

Questionada pelo Portal 6, a médica não quis responder se atendeu pacientes depois que chegou da Europa.

“Tudo o que eu tinha para dizer [sobre isso], disse para a Vigilância Epidemiológica do Município. Então, se tiverem que afirmar alguma coisa, é melhor que eles façam isso”, endereçou.

Cobertura completa em portal6.com.br/coronavirus

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos grupos do Portal 6 para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.

PublicidadePublicidade
PublicidadePublicidade