Números do novo coronavírus em Anápolis não refletem a realidade, admite Roberto

Boletins epidemiológicos são divulgados diariamente pela Semusa com a assinatura da médica infectologista Déborah Mota

Danilo Boaventura Danilo Boaventura -

Ao comentar o avanço do novo coronavírus no Brasil, e a situação dramática que São Paulo enfrenta com mortes diárias por causa da doença, o prefeito de Anápolis, Roberto Naves (PP), destacou que a contaminação está acelerada no país devido à falta de testes.

Esta dificuldade, segundo ele, compromete a leitura fidedigna dos números e deu como exemplo o que vem acontecendo em âmbito municipal. A fala do prefeito ocorreu durante a coletiva de imprensa realizada na manhã desta sexta-feira (27), na inauguração do ‘Centro de Internação do Coronavírus’.

“Eu gostaria de alertar também a população anapolina, a população goiana para um detalhe: os números divulgados são os números reais dentro daquilo que está sendo testado. Então, numa população de 400 mil habitantes, você testar 20 pacientes por semana, você não vai estar chegando ao número real de casos”, admite.

Em Anápolis, os boletins epidemiológicos são divulgados todo fim de tarde pela Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) com a assinatura da médica infectologista Déborah Mota.

“Para cada oito testes, [que] nós estamos enviando para Goiânia, e que sai o resultado, você tem um caso confirmado”, disse Roberto.

Em onze dias, apenas três casos foram confirmados clinicamente e 56 foram descartados pelo mesmo critério. Números que não batem com o que foi dito mais cedo pelo prefeito.

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos grupos do Portal 6 para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.