Desde o início da pandemia do novo coronavírus, 37 profissionais da saúde em Anápolis foram infectados

Número pode ser maior, já que o HUANA, ao contrário do município, ainda não forneceu os dados à reportagem

Da Redação Da Redação -

Os profissionais da saúde convivem, diariamente, com uma realidade que os coloca em situação de vulnerabilidade diante da Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus.

Em Anápolis, segundo dados obtidos pelo Portal 6 junto à Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), 37 servidores que estão na linha de frente da pandemia já foram infectados.

A boa notícia é que, de acordo com a pasta, todos eles cumpriram os protocolos de isolamento domiciliar com seus contados diretos e estão de volta ao trabalho.

Para evitar o contágio entre os profissionais, a Semusa afirma que vem realizando diversas intervenções no âmbito das unidades da Prefeitura de Anápolis.

O uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) fornecidos pela pasta, por exemplo, se tornou obrigatório entre os servidores.

Ações como capacitação para teleatendimento em consultas, espaçamento de horários e medidas de distanciamento foram outras que a secretaria elenca que tomou.

A Semusa também informou ao Portal 6 que, do início da pandemia até esta quinta-feira (18), houve a testagem de 175 servidores da rede utilizando tanto o método rápido quanto o de laboratório.

Silêncio

O Portal 6 também solicitou as mesmas informações para o Hospital Estadual de Anápolis Dr. Henrique Santillo, mas a Fundação Universitária Evangélica (Funev), que administra a unidade, alegou que aguarda autorização da Secretaria de Estado de Saúde (SES) para fornecer os dados à reportagem.

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos grupos do Portal 6 para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.