Deputados aprovam pit dogs como patrimônio cultural e imaterial de Goiás

Autora do projeto defende que os estabelecimentos são frequentados por todas as classes sociais e fazem parte da vida goiana

Gabriella Licia Gabriella Licia -

Por unanimidade, os deputados estaduais aprovaram em caráter definitivo nesta quarta-feira (09) o projeto de lei que decreta como Patrimônio Cultural Imaterial do estado de Goiás a gastronomica e cultura dos pit dogs.

A autora da matéria é a deputada Delegada Adriana Accorsi (PT), que argumentou que o período tem sido crítico para proprietários desses estabelecimentos que estão ameaçados.

E o motivo, segundo ela, é uma ação do Ministério Público de Goiás (MP-GO), que abertura de uma licitação que dá brechas para que food trucks, principalmente vindos de outros estados, ocupem locais de tradicionais lanchonetes.

Accorsi cita que hoje são 1.602 pit dogs em Goiânia e mais de 2.500 em todo estado registrados no Sindicato de Proprietários de Pit Dogs (Sinopitdog).

A parlamentar lembra a história das lanchonetes, que há mais de cinco décadas ocupam praças e avenidas. Segundo ela, a terminologia pit dog foi reivindicada como uma invenção goiana.

Para Accorsi, a medida proposta pelo MP-GO poderia fazer com que parte da cultura de Goiás se perdesse. Ao tombar os pit dogs, o projeto dela barra a substituição deles por outros estabelecimentos.

“São lugares totalmente democráticos, frequentados por todas as classes sociais; seus produtos são comercializados por um excelente custo-benefício; proporcionam um momento de lazer para as famílias, em pleno ar livre”, defende.

“O pit dog faz parte de nossa constituição cultural”, arremata. Para virar lei, o projeto da deputada ainda precisará ser sancionado pelo governador Ronaldo Caiado (DEM).

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos grupos do Portal 6 para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.