PublicidadePublicidade

Goianápolis em chamas: entenda porque as imagens divulgadas são fake news

Notícia falsa foi além da desinformação e atrapalhou também a rotina do Corpo de Bombeiros

Caio Henrique Caio Henrique -

Nas últimas horas, as redes sociais foram bombardeadas com imagens que mostram a entrada de Goianápolis sendo tomada por chamas.

O acontecido foi amplamente repercutido, não só por usuários, mas também por veículos de comunicação, que informaram ter acontecido no início da tarde desta terça-feira (15).

Porém, em contato com o Corpo de Bombeiros, a reportagem do Portal 6 apurou que as imagens divulgadas são da semana passada e que não tem nenhum incêndio em andamento no local.

A fake news ganhou tanta repercussão e demanda que a corporação chegou até a enviar novas viaturas para o local, acreditando ter iniciado um novo foco de incêndio na região.

Os perigos de uma ação assim vão além da desinformação. Isso porque o período de seca atual torna as ocorrências do tipo muito mais recorrentes.

Sendo assim, a ação do Corpo de Bombeiros sempre é muito requisitada, não podendo ser desperdiçada em casos falsos.

Por exemplo, durante o período que, alegadamente, estaria acontecendo este “incêndio”, um real se espalhava pelo Parque Estadual Altamiro de Moura Pacheco, justamente na zona rural de Goianápolis.

O caso já está sendo monitorado pela corporação desde a madrugada de domingo (13), em um processo de revezamento de viaturas e agentes que tentam conter as chamas que tomaram grandes proporções na região.

PublicidadePublicidade

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos grupos do Portal 6 para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.

PublicidadePublicidade