Prefeitura libera realização de eventos com até 80 participantes em Anápolis; veja as regras

Contratantes e contratados devem assumir as responsabilidades cabíveis em caso de descumprimento

Caio Henrique Caio Henrique -

Nota técnica da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) definiu os protocolos para retomada dos eventos durante a pandemia da Covid-19, em Anápolis.

O texto já está disponível no Diário Oficial da Prefeitura e a permissão para realização começa a valer a partir de 1º de outubro.

A principal regra é que o funcionamento só fica liberado enquanto a cidade estiver no grau leve da matriz de risco, ou seja, com a taxa de ocupação de leitos para Covid-19 abaixo dos 50%.

Boates, clubes recreativos, casas de espetáculo, cinemas, teatros e quaisquer outros com bilheteria continuarão proibidos independentemente do grau.

O documento diz ainda que contratantes e contratados devem assumir as responsabilidades cabíveis em caso de descumprimento.

Nos protocolos foi fixado o limite máximo de 80 participantes tanto para eventos públicos quanto para privados. As pessoas que integram a parte cerimonial ou organizacional não são incluídas no somatório.

Confira as principais regras:

  • A autoridade sanitária responsável deverá ser notificada sobre a realização dos aglomerados com uma antecedência de 15 dias, podendo se manifestar contra a realização dos mesmos;
  • O local escolhido e todos os serviços contratados devem estar devidamente registrados e licenciados para prestar as atividades contratadas;
  • A recomendação é que os eventos sejam feitos em áreas abertas. Caso não seja possível, é necessário que o ambiente ofereça uma circulação adequada e suficiente de ar, além da higienização dos aparelhos de climatização;
  • O uso de máscara é obrigatório durante toda a reunião, assim como o distanciamento mínimo de dois metros entre os participantes;
  • Será obrigatório o aferimento de temperatura de todos os convidados, sendo que aqueles com temperatura corporal acima dos 37,5ºC terão a entrada vetada;
  • O limite de pessoas no evento será definido de acordo com o espaço disponível. O critério é de uma pessoa para cada 12 m², porém, o número máximo permitido é de 80 pessoas, independente do espaço.

A íntegra dos protocolos pode ser consultada aqui.

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