Candidatos de Bolsonaro, Arthur Lira e Rodrigo Pacheco se elegem para comandar o Congresso

Denilson Boaventura Denilson Boaventura -

Está decidido quem comandará o Congresso Nacional no biênio 2021-2022: Rodrigo Pacheco (DEM-MG) foi eleito presidente do Senado Federal e Arthur Lira (PP-AL) eleito presidente da Câmara dos Deputados.

Aliados do presidente Jair Bolsonaro (sem partido), os dois candidatos tiveram a vitória selada nesta segunda-feira (1º) após uma movimentação política de mais de três meses.

Em troca de votos para eleger Pacheco e Lira, Bolsonaro prometeu aos parlamentares emendas e oferta de cargos no Governo Federal.

Para lotear indicações de senadores, deputados e lideranças partidárias que se engajaram na eleição, o presidente também sinalizou que deve recriar ministérios extintos, como Cultura, Esporte e Pesca.

No Senado, Pacheco ganhou de Simone Tebet (MSB-MS), única candidata de oposição após desistência dos demais, por 57 a 21 votos.

Lira, por sua vez na Câmara, angariou 302 votos contra 145 de Baleia Rossi (MDB-SP), do bloco de oposição comandado pelo agora ex-presidente Rodrigo Maia (DEM-RJ).

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos grupos do Portal 6 para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.