Matriz de risco deverá ser revista em Anápolis, avisa secretário de Saúde

Júlio Espíndola também falou sobre grupos que precisarão de dose de reforço na cidade

Rafaella Soares Rafaella Soares -
Entrevista com Júlio Spíndola, secretário de Saúde em Anápolis. (Foto: Captura)

Antigo responsável pela Vigilância Sanitária, o odontólogo Júlio César Espíndola assumiu no último mês de fevereiro o desafio de comandar a Secretaria Municipal de Saúde de Anápolis (Semusa).

Ele foi o convidado desta quinta-feira (26) para participar do quadro Portal 6 Entrevista e revelou que a cidade poderá, em breve, deixar de fazer uso da matriz de risco. Isso se deve por causa da baixa taxa de ocupação de leitos para pacientes com Covid-19.

“A situação está exigindo dinamismo diário. É notório que nossos leitos tão diminuindo a ocupação e a tendência é que a gente avance pra duma outra forma de avaliação que não seja a matriz risco. Isso se deve, claro, a imunização.”

De acordo com o titular da pasta, mesmo com a baixa internação, a preocupação é que ainda há muitos casos sendo quantificados diariamente e o principal objetivo agora é trabalhar para diminuir esses números e zerar os óbitos pela doença na cidade.

Uma grande aliada é a vacina e Júlio aproveitou para revelar, em primeira mão, que será publicado nesta sexta (27) uma resolução sobre a 3ª dose para os idosos que vivem em abrigos. Todos que receberam a 1ª e 2ª da Coronavac, receberão uma extra da Pfizer.

“Anteriormente, não tínhamos cronograma de entrega de imunizante. Agora ficou definido que vai chegar os imunizantes toda quarta-feira para nós. Nós receberemos, já na próxima quarta, um lote para dose 1, dose 2 e dose 3 para os idosos institucionalizados”, afirmou o secretário.

Durante a entrevista, o odontólogo também revelou quais são os planos para a saúde na cidade em um cenário pós-pandemia e reforçou os cuidados que a população deve tomar para continuar se protegendo da doença. Assista:

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos grupos do Portal 6 para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.