Vacinação contra Covid-19 para adolescentes de 12 a 17 anos está suspensa em Anápolis

Semusa emitiu nota informando quem são os menores que ainda podem receber as doses

Rafaella Soares Rafaella Soares -
(Foto: Divulgação)

A Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) de Anápolis emitiu nota na manhã desta quinta-feira (16) suspendendo a vacinação contra Covid-19 de adolescentes de 12 a 17 anos.

A medida, de acordo com a pasta, segue uma orientação do Ministério da Saúde, que publicou uma Nota Técnica, na noite de ontem (15), estabelecendo que a imunização fosse paralisada para este grupo.

A justificativa do Governo Federal é que a maioria dos adolescentes acometidos pelo novo coronavírus são assintomáticos ou apresentam apenas sintomas leves.

Desta maneira, a aplicação das doses só poderá continuar para os menores, de 12 a 17 anos, que tenham deficiência permanente, comorbidades ou que estejam privados de liberdade.

Outra alegação do Ministério da Saúde para deixar os adolescentes sem a vacina é a redução da média móvel de casos e óbitos e a consequente melhora no cenário epidemiológico.

E os que já tomaram?

A Semusa havia liberado, nesta quarta (15), a vacinação para todos os estudantes de 13 a 16 anos. Há alguns dias, também já tinha iniciado a imunização de adolescentes com comorbidades e daqueles que tivessem 12 e 17 anos.

Apenas ao longo do dia de ontem, por causa da inclusão do grupo na campanha de vacinação, mais de 4 mil doses foram aplicadas em Anápolis.

Questionada pelo Portal 6 se os menores que já tomaram a 1ª dose estão liberados para tomar a 2ª, a pasta afirmou que ainda está aguardando as orientações do órgão federal.

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos grupos do Portal 6 para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.

PublicidadePublicidade