10 doenças que dão o direito de se aposentar e pouca gente sabe

INSS oferece aposentadoria por invalidez aos cidadãos que são segurados da Previdência Social, e que se encontram permanentemente impossibilitados de trabalhar

Anna Júlia Steckelberg Anna Júlia Steckelberg -
Donas de casa têm direito de se aposentar pelo INSS; veja o passo a passo
Donas de casa podem optar por contribuir mensalmente ou trimestralmente para garantir a aposentadoria. (Foto: Reprodução)

Você sabia que existem doenças que podem te aposentar por invalidez devido à sua gravidade? Basicamente, isso acontece porque o trabalhador fica incapacitado de forma permanente e, por conta disso, não consegue retornar às suas atividades profissionais. Por isso, veja 10 doenças que dão direito de se aposentar e pouca gente sabe! 

Antes de tudo, precisamos entender que o INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) não exige o cumprimento da carência como acontece quando você solicita outros benefícios previdenciários. 

Quem tem direito a aposentadoria por doença?

Em resumo, o INSS oferece a aposentadoria por invalidez aos cidadãos que são segurados da Previdência Social, e que se encontram permanentemente impossibilitados de trabalhar. 

Todavia, para ter direito de receber a aposentadoria por doença é preciso cumprir algumas regras. Por exemplo, a necessidade de comprovar a incapacidade, através da apresentação de documentos como laudos e exames.

Outra regra para receber o benefício é ter a qualidade de segurado. No geral, se refere à condição atribuída a todo cidadão que está filiado ao INSS e realiza mensalmente seus pagamentos. 

10 doenças que dão o direito de se aposentar:

1. Alienação Mental

Primeiramente, temos essa doença que se refere a distúrbios de ordem mental que podem incapacitar o trabalhador em sua rotina diária.

2. AIDS

Em seguida, esta é a Síndrome da Imunodeficiência Adquirida e ataca o sistema imunológico do paciente. Além disso, é uma doença grave e não existe cura.

3. Cardiopatia Grave

A seguir, a cardiopatia afeta o coração e impede que o trabalhador continue trabalhando em segurança.

4. Câncer

No geral, a neoplasia maligna é responsável por causar tumor maligno. Por isso, o paciente precisa de acompanhamento e intenso tratamento.

5. Cegueira

Ademais, a deficiência visual compromete a vida profissional e a produtividade do trabalhador.

6. Contaminação por Radiação

Sem demoras, os trabalhadores que ficam expostos à radiação podem se contaminar, o que traz complicações para a saúde como o desenvolvimento de doenças.

7. Doença de Paget

Além disso, temos essa doença que afeta os ossos e pode causar deformação. Ainda não possui cura.

8. Esclerose Múltipla

Enquanto isso, essa enfermidade afeta o sistema nervoso, o que prejudica principalmente a cognição, coordenação motora;

9. Espondiloartrose anquilosante

Depois, temos essa doença inflamatória crônica que afeta as articulações podendo atacar coluna, articulações dos ombros, joelhos, quadris e tórax, além de lesões nos olhos, nos pulmões e no coração;

10. Hanseníase 

Por fim, essa doença era conhecida como lepra, é infectocontagiosa e incapacitante;

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos grupos do Portal 6 para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.