De engraxate a empresário de sucesso: conheça a história de Joelson Ferreira

Trabalhando desde a infância, hoje ele tem investimentos em restaurantes, sorveteria e já planeja um novo negócio

Caio Henrique Caio Henrique -
Mesmo depois de uma infância difícil, Joelson não desistiu do sonho. (Foto: Arquivo Pessoal)

De engraxate na rodoviária a um dos principais empresários do ramo de restaurantes em Anápolis.

Este é um baita resumo da longa e vitoriosa trajetória de empreendedorismo de Joelson Ferreira de Souza, anapolino de 36 anos.

Em entrevista ao Portal 6, ele contou um pouco sobre como tudo começou e alguns dos obstáculos que precisou enfrentar no caminho para o sucesso.

Começo nada fácil

“Tive uma infância difícil, comecei a trabalhar cedo, aos 09 anos de idade, para ajudar no sustento da casa. Meu primeiro trabalho foi como flanelinha na praça Bom Jesus”, contou o atual chef.

Com o dinheiro que conseguiu juntar neste período, investiu nos materiais necessários para trabalhar como engraxate, conseguindo as peças de madeira em uma estabelecimento local.

“Com tudo em mãos, fui tentar trabalhar lá na rodoviária que, na época, era o ponto onde mais tinha clientes, mas acabei tendo dificuldades porque lá já existiam os engraxates donos do ponto”, relembrou.

“Apanhei algumas vezes até conseguir uma amizade com eles e me manter lá como um trabalhador fixo”, acrescentou.

Joelson manteve essa rotina por vários anos, até ingressar em um programa da Guarda Mirim. De lá, ele ainda arriscou carreira como vendedor de materiais de construção.

Luta pelo sonho

Contudo, o sonho de empreender cresceu junto com Joelson e, em determinado momento, ele não conseguiu mais deixar este chamado de lado.

“Foi aí que resolvi comprar um restaurante praticamente falido, que vendia menos de R$ 100 por dia. Tinha dias que eu e minha esposa ficávamos sentados na porta, praticamente vigiando, já que ninguém entrava”, contou.

Todavia, a dificuldade inicial não foi o suficiente para abalar o casal, que tinha plena confiança de estarem no caminho certo.

Final feliz

Hoje, este mesmo restaurante, a “Casa do Arroz Frito” é uma das maiores referências não só do Parque Brasília, como da cidade inteira.

Tanto é que ganhou alguns outros “irmãos” espalhados pelo município. Isso porque, desde o sucesso da unidade, Joelson inaugurou mais três estabelecimentos: a Casa Paris Sorveteria, a Casa da Picanha e o Restaurante Galinhada Sabor Goiano.

E não para por aí. O empreendedor adiantou ao Portal 6 que um novo projeto já está em execução, pensando no lançamento de uma “mega pousada”.

Joelson também deixou conselhos para outros anapolinos que sonham em investir no próprio negócio.

“Seja forte e resiliente, tenha pessoas ao seu lado que elevem o nível e sempre estejam disponíveis para ajudar”, afirmou.

“No meu caso, essa pessoa foi minha esposa Cristiane. Tomamos todas as decisões juntos, sejam elas certas ou erradas, estamos sempre juntos”, declarou.

Joelson e a esposa, Cristiane, se tornaram um dos maiores empresários de Anápolis. (Foto: Arquivo Pessoal)

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos grupos do Portal 6 para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.

PublicidadePublicidade