Empresas em Goiás serão penalizadas por 30 anos após funcionários terem contato com substância super perigosa

Em caso de descumprimento de decisão, marcas poderão pagar multa alta para cada funcionário não atendido

Augusto Araújo Augusto Araújo -
Vista aérea da mineradora Sama, em Minaçu. (Foto: Divulgação/Eternit).

As empresas de mineração Eternit e Sama S.A. foram condenadas a realizar exames médicos em todos os ex-funcionários pelos próximos 30 anos.

Atuantes em Goiás, as mineradoras deverão cumprir essa decisão após trabalhadores da unidade de Minaçu, município no Norte Goiano, serem expostos a contato com amianto, substância extremamente tóxica.

Deverão ser pagos pelas marcas os atendimentos e procedimentos médicos, além de internações e medicamentos dos profissionais que tiveram danos de saúde associados ao elemento nocivo.

A sentença, dada pelo Posto Avançado de Porangatu do Tribunal Regional do Trabalho de Goiás (TRT-GO), determina que a cada três meses se faça uma inspeção para garantir o cumprimento da medida.

Caso se encontre irregularidades, a multa é de R$ 5 mil por cada funcionário que não tenha sido atendido. A punição poderá ser aplicada a cada verificação trimestral.

Em tempo

O amianto é um mineral encontrado em grande escala na natureza e já foi bastante utilizado, principalmente, como matéria-prima essencial para itens de construção, como pisos vinílicos, telhas e tubulações.

A exposição, porém, pode provocar uma série de doenças, uma vez que ele é classificado como cancerígeno para os seres humanos.

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos grupos do Portal 6 para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.